Seja Bem Vindo!!!

Obrigada por visitar este blog, espero que ele seja a você útil!

28 de setembro de 2008

Reflexões sobre a vida adulta

Lendo e transpondo para minha vivência os textos propostos pela Interdisciplina Psicologia da Vida Adulta, a qual estou achando interessante o tema geral abordado “A Vida Adulta”, com isso podermos refletir sobre nós mesmos, as transformações que vão ocorrendo em cada fase e suas influencias nas relações com quem convivemos.
O que se passa com adultos e jovens? Que idade é essa marcada por belezas, encantos, desencantos, intimidades, isolamentos, compromissos e infidelidades realizações e desistências de sonhos, criações e destruições? Por que tantas pessoas, entre 20 e 40 anos parecem viver em “cavernas” (Saramago, 2000). (Bollas, 2000) ou vivendo vidas que não são as suas (Martin, 1990, Person 1997) e não na realidade? Uma coisa é viver a vida de um personagem que se pensa ser, outra bem diferente, é viver a vida da pessoa que se é.
Conforme as citações dos autores esta fase da vida se desenvolve dentro deste cenário. É um período importante caracterizada pela maturidade, vive-se em constante transformações, aprendizagens, ajustes, consigo, com o meio.
E saber encarar com a responsabilidade os desafios, conflitos, que surgem nesta fase de vida, nem sempre viver o personagem que pensamos sendo mais comum e real o personagem que somos.

Um comentário:

Roberta disse...

Claudete!!

As reflexões sobre a vida adulta nos faz olhar para nós mesmos, já que muitos textos vem ao encontro do que estamos vivendo, do que acreditamos.
Isso é muito importante para repensarmos conceitos e muitas vezes repensarmos a nós mesmos.

Abraços
Roberta