Ao findar mais um semestre do curso de licenciatura em pedagogia na modalidade a distância da UFRGS, revendo e analisando sobre o que realizei e como consegui enfrentar os desafios propostos reconstruir os saberes estabelecendo relações entre as interdisciplinas propostas no eixo V agregando conhecimentos no processo de aprendizagens profissionais e pessoais.
Além dos textos propostos nas interdisciplinas precisei recorrer a outro autores e leituras para assimilar com mais clareza determinados conceitos, essas exigiram maior tempo de dedicação, e assim poder realizar as atividades propostas.
As interdisciplinas possibilitaram uma reflexão mais aprofundada acerca “Da Instituição Escola Pública” sob a égide legal. Através da gestão democrática chegar a escola ideal.
Rever os diferentes momentos históricos políticos, sociais e as diversas Leis da educação é de suma importância para nos situarmos no contexto atual onde vivemos numa sociedade em que são marcantes as influências legadas pelo sistema político vigente que continua nas mãos dos interesses das classes dominantes.
Ao ler o Parecer CEB nº4, e 29 de janeiro de1998 – Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental – Relatório da Conselheira Regina Alcântara de Assis III Decisão da Câmara. Este parecer versa sobre a atual LDB 9394/96 e efetivamente como deveria ser posta em prática nas instituições de ensino, me refiro aqui ao Ensino Fundamental o qual trabalhei durante a minha carreira profissional.
Ao analisar este Parecer esta diretamente relacionado com o que foi proposto nas interdisciplinas deste semestre.
Embora a Lei ofereça possibilidades para uma escola ideal, as mudanças no cotidiano escolar estão se desenvolvendo num processo muito lento passando por adaptações, assim como vê-se a necessidade dos profissionais da educação se apropriarem destes conhecimentos e mudanças para repensar sua prática educativa em sala de aula e conseqüentemente contribuir na formação de indivíduos pensantes, críticos, autônomos... e o papel da escola na construção dessa sociedade.
Na escola em que trabalhei a organização curricular se dava de forma seriada, sendo acentuada a forma tradicional de trabalho. Alguns projetos (Seminário de Teatro, dança, valorização da vida, reciclagem do lixo) desenvolvidos são construídos com certas divergências e alguns conflitos as vezes predominando a subjetividade de alguns professores. Estas atividades procuram integrar toda comunidade escolar (professores, alunos, pais, funcionários, Conselho Escolar, comunidade em geral, Igrejas, parcerias com SMEC do município de Itati e outras parcerias com municípios vizinhos). O PPP, Regimento Escolar, planos de estudo e de trabalho norteiam as atividades desenvolvidas. Alguns aspectos como avaliação dos alunos, da instituição a adequação da própria legislação devem ser revistos e debatidos para se obter melhores resultados quanto ao processo de aprendizagem dos alunos.
A escolha do diretor se processa através da eleição conforme a Lei Estadual 10.576/95 da Gestão Democrática, onde existe abertura, transparência e ética. De acordo com o contexto onde a escola esta inserida sempre se buscou a participação coletiva nas ações realizadas.
A interdisciplina psicologia da vida adulta foi de grande valia, as leituras segundo Erikson “As fases do desenvolvimento humano”, Maturana no texto “As transformações na convivência” assim como os projetos socializados fizeram-me refletir sobre o papel e a influência do professor na educação e uma observação mais profunda sobre mim.
Quanto a interdisciplina Seminário Integrador V e Projetos de Aprendizagem tivemos a oportunidade de construir o conhecimento a partir das reais necessidades nossas ou de nossos alunos usando diferentes tipos de recursos (CmapTools, entrevistas, diferentes ambientes virtuais e outros). Compartilhando de informações, interagindo com grupos de forma coletiva, fazendo uso da investigação, acompanhando, refazendo e avaliando o processo do desenvolvimento da pesquisa, da proposta retomando sempre que necessário. Esse trabalho contribuiu de forma significativa para minha formação frente as novas exigências, ao contexto educacional, cultural e social.
Consciente de que é preciso retomar o projeto revendo os dados, trabalhar em cima de argumentação e evidências será dado continuidade, conforme orientações, no próximo semestre.
“No andar se definem os novos passos e os caminhos se fazem no caminhar” (Marques: 1999, p. 179)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Oi querida!
Está muito interessante a tua reflexão sobre o eixo V, inclusive porque estás ciente da necessidade de continuidade de atividades como o Projeto de Aprendizagem. Eu gostaria de saber mais sobre as aprendizagens mais autônomas realizadas por ti ao longo do semestre. Apesar da tua reflexão ser muito importante para sistematizar as aprendizagens do semestre, eu gostaria que tu relacionasse um pouco com o que havias planejado em termos de aprendizagens para este eixo. Qualquer dúvida, por favor, entre em contato, ok?
Um grande beijo,
Profa. Nádie
Postar um comentário