Seja Bem Vindo!!!

Obrigada por visitar este blog, espero que ele seja a você útil!

22 de novembro de 2008

Processo de democratização

Quando se fala em democratizar e nos elementos democratizadores da escola: Eleição de Diretor, Conselho Escolar, CPM, (aplicação dos recursos financeiros vindos da União, Estado e município e outras fontes). Há que se pensar na capacidade dos participantes desses órgãos em opinar, decidir, fiscalizar. É claro que isto também é um processo, mas não há democratização sem novas e boas idéias. Estaria nossa sociedade preparada? Ou se preparando? Democratização (com normas, regras, que ao meu ver, muitas coisas que acontecem em nossa sociedade atualmente são advindas da falta dessas normas bem compreendidas, falta de respeito e limites. “Criou-se uma concepção de que tudo pode”) se aprende, e claro é preciso que haja a participação para haver aprendizado, mas o processo é lento. Ter acesso a legislação é outro tópico a se pensar.

Por fim transcrevo aqui parte uma reflexão que fora postada na interdisciplina: “Gerir passou então a ter um significado não apenas administrativo, burocrático, mas que vai além, considerar o ser humano e o seu contexto. A democratização vem buscar o ideal de participação e a vontade de fazer uma escola melhor, abrangendo a diversidade da sociedade e seus objetivos, trazendo esta visão para dentro da realidade escolar. Porém, não podemos negar que este é um processo em construção, que já ganhou um bom espaço, mas ainda em construção. Democratizar é senão reunir opiniões para dividir dever e responsabilidades nas decisões.

Não podemos negar que a sociedade tem passado por diversas modificações e que a escola pode estar deixando a desejar. Penso que esta busca da sociedade para o cotidiano escolar venha também somar para que esta adaptação seja realmente possível.”

Um comentário:

Hilda Helena Raymundo Dias disse...

AH minha querida amiga professora,moro no Município de Campos dos Goytacazes -R.J.e a situação aqui é péssima.Não existe eleiçao para diretores e as escolas servem de curral eleitoral e nesta época então de mudança de governo a situação piora!!!Como queria esse Processo de democratização no meu Muinicípio!!!