Seja Bem Vindo!!!

Obrigada por visitar este blog, espero que ele seja a você útil!

8 de novembro de 2008

Projeto de Psicologia - Amor -

Após várias leituras a cerca do “Amor” para realização do Projeto proposto nesta interdisciplina, considerando o tema escolhido pelo grupo: “Por que a maioria das pessoas não ficam com seu ‘grande amor”?

Primeiramente dizer que o trabalho tem como objetivo definir parcialmente “um conceito cada vez mais abstrato, que envolve sentimentos, também procura compreender o que é considerado um grande amor, se realmente existe e porque a maioria das pessoas não ficam com seu ‘grande’ amor.

O amor pode ser apresentado de diversas maneiras: amor físico, amor platônico, amor materno, amor a Deus, amor a vida...E o tipo do amor que tem relação com o caráter da própria pessoa da própria pessoa e a motiva a amar.

Segundo a Psicologia tem sido objeto de estudo nas mais diversas linhas de abordagens, entre elas o de natureza romântica, muitos teóricos se questionam se há possibilidade de existir uma definição unificada par ao amor que passa a abarcar sua variedade de conceitos e representações. Nas palavras de Lázaro, talvez isso não seja possível, dado que para o autor não há dois amores iguais. Desta forma, pode se analisar o amor pelos mais variados prismas, pois, talvez em cada ser humano exista um amor diferente do outro (Lee, 1988; Amélio, 2001).

A compreensão de fatores psicológicos e sociais acerca da concepção do amor favorece não só o entendimento das dinâmicas amorosas mas pode ser uma forma de proporcionar a ampliação da qualidade e satisfação dos membros de uma díade amorosa.

“O amor” segundo a medicina (Duminil, 1985) levanta alguma questões na definição do amor como afeição melancólica. Ao identificar a causa do amor o mal não poderia mais ser chamado de melancolia. O amor parece ser um problema não curável seu único remédio encontrar-se em si mesmo.

É conseqüência de atitudes características pessoais, histórias de vidas e encontros com outro. Em sempre se apresentam e, sempre se apresentará como desejo universal de todo ser humano.

Nenhum comentário: