Revisando as primeiras aprendizagens deste curso, percebo o quanto cada abordagem foi importante.
Revendo os materiais, os textos, fóruns e outros trabalhos disponibilizados nas interdisciplinas, com foco nos eixos 1 -2 e 3 (solicitados para postagem em setembro). Pude perceber muitos aspectos relevantes que poderão me ajudar na construção do TCC.
Na interdisciplina do seminário integrador II, por exemplo, onde naquele momento fomos questionados através do Inventário de Aprendizagens a respeito de nossas crenças, certezas e idéias anteriores ao curso e também sobre o que é ser um bom professor, bem como as possíveis ocorridas e que influenciaram em nossas realidades.
Estas influências, hoje percebidas de forma mais concreta, se deram em vários níveis desde o ajuste de tempo na vida pessoal, passando por novos relacionamentos, novas amizades até mesmo influenciando na mudança de conceitos antes enraizadas.
A leitura dos textos foi de grande contribuição para toda esta caminhada. No texto de Marilene Chauí “Janela da Alma espelho do mundo”, por exemplo pude compreender melhor que é da maneira que olhamos as coisas que passamos a interpreta-la, a entende-las, tornando-as, de acordo com nossa visão e realidade, mais ou menos importantes, que este olhar está ligado ao nosso subjetivo, ao mesmo tempo a nossos sentimentos e sentidos.
Dentro desta perspectiva destaco ainda a importância do olhar com mais de um ponto de vista, não apenas vendo a razão, mas ao mesmo tempo observar o sonho, a fantasia, a realidade singular de cada um.
Destaco ainda a interdisciplina de desenvolvimento e aprendizagem sob o enfoque da Psicologia I, na qual podemos através das leituras realizar a auto-avaliação de nossas práticas, buscar respostas que surjam através do desafios em nosso cotidiano.
“Para enfrentar este desafio, o professor deveria responder, antes, a seguinte questão: que cidadão ele quer que seu aluno seja?” Fernando Becker
Nesta colocação de Becker talvez esteja uma de minhas indagações mais pertinentes que vem ao encontro de meu questionamento no TCC: “O lúdico e as interações na aprendizagem da criança de 4 anos”, como toda a experiência e brincadeiras vividas pela criança vão fazer diferença, vão influenciar no seu processo de construção do conhecimento, por que aprender brincando é uma experiência marcante? Mais fácil, talvez?
Foi também com a leitura do texto “Escrever é preciso: o princípio da pesquisa“ que este tema ficou ainda mais focado, pois percebi nesta leitura que devemos escrever movidos pelo desejo, levando em consideração também nossas experiências anteriores. Considerando é claro, para tal a prática do estágio do semestre anterior com a Educação Infantil, mais precisamente com crianças de 4 anos.
Com base teórica, relacionada a prática e a estudos mais objetivados penso que terei a possibilidade de contribuir no meu TCC, ilustrando, apontando e reunindo estes conhecimentos de como se dá este processo na aprendizagem da criança não esquecendo aqui a reflexão, a pesquisa como fonte de conhecimento. Não poderia é claro deixar de citar o paralelo a legislação vigente e os RCNEI que poderão ser de grande valia.
Penso que agora o momento é crucial, de organização entre dúvidas e idéias, entre certezas e novos questionamentos em síntese um desafio, que pretendo superar (ao desafio e aos meus anseios) de forma a contribuir com a educação de crianças que em minha opinião pode fazer a diferença entre gostar ou não da escola.
“Para conhecer um objeto é necessário agir sobre ele”
Jean Piaget
Revendo os materiais, os textos, fóruns e outros trabalhos disponibilizados nas interdisciplinas, com foco nos eixos 1 -2 e 3 (solicitados para postagem em setembro). Pude perceber muitos aspectos relevantes que poderão me ajudar na construção do TCC.
Na interdisciplina do seminário integrador II, por exemplo, onde naquele momento fomos questionados através do Inventário de Aprendizagens a respeito de nossas crenças, certezas e idéias anteriores ao curso e também sobre o que é ser um bom professor, bem como as possíveis ocorridas e que influenciaram em nossas realidades.
Estas influências, hoje percebidas de forma mais concreta, se deram em vários níveis desde o ajuste de tempo na vida pessoal, passando por novos relacionamentos, novas amizades até mesmo influenciando na mudança de conceitos antes enraizadas.
A leitura dos textos foi de grande contribuição para toda esta caminhada. No texto de Marilene Chauí “Janela da Alma espelho do mundo”, por exemplo pude compreender melhor que é da maneira que olhamos as coisas que passamos a interpreta-la, a entende-las, tornando-as, de acordo com nossa visão e realidade, mais ou menos importantes, que este olhar está ligado ao nosso subjetivo, ao mesmo tempo a nossos sentimentos e sentidos.
Dentro desta perspectiva destaco ainda a importância do olhar com mais de um ponto de vista, não apenas vendo a razão, mas ao mesmo tempo observar o sonho, a fantasia, a realidade singular de cada um.
Destaco ainda a interdisciplina de desenvolvimento e aprendizagem sob o enfoque da Psicologia I, na qual podemos através das leituras realizar a auto-avaliação de nossas práticas, buscar respostas que surjam através do desafios em nosso cotidiano.
“Para enfrentar este desafio, o professor deveria responder, antes, a seguinte questão: que cidadão ele quer que seu aluno seja?” Fernando Becker
Nesta colocação de Becker talvez esteja uma de minhas indagações mais pertinentes que vem ao encontro de meu questionamento no TCC: “O lúdico e as interações na aprendizagem da criança de 4 anos”, como toda a experiência e brincadeiras vividas pela criança vão fazer diferença, vão influenciar no seu processo de construção do conhecimento, por que aprender brincando é uma experiência marcante? Mais fácil, talvez?
Foi também com a leitura do texto “Escrever é preciso: o princípio da pesquisa“ que este tema ficou ainda mais focado, pois percebi nesta leitura que devemos escrever movidos pelo desejo, levando em consideração também nossas experiências anteriores. Considerando é claro, para tal a prática do estágio do semestre anterior com a Educação Infantil, mais precisamente com crianças de 4 anos.
Com base teórica, relacionada a prática e a estudos mais objetivados penso que terei a possibilidade de contribuir no meu TCC, ilustrando, apontando e reunindo estes conhecimentos de como se dá este processo na aprendizagem da criança não esquecendo aqui a reflexão, a pesquisa como fonte de conhecimento. Não poderia é claro deixar de citar o paralelo a legislação vigente e os RCNEI que poderão ser de grande valia.
Penso que agora o momento é crucial, de organização entre dúvidas e idéias, entre certezas e novos questionamentos em síntese um desafio, que pretendo superar (ao desafio e aos meus anseios) de forma a contribuir com a educação de crianças que em minha opinião pode fazer a diferença entre gostar ou não da escola.
“Para conhecer um objeto é necessário agir sobre ele”
Jean Piaget
Um comentário:
Oi Claudete,
Percebo que tiveste a preocupação de trazer muitas temáticas/textos para a discussão. Não há necessidade disso;podes destacar apenas um texto, uma atividade, uma interdisciplina, certo? Assim tens a possibilidade de aprofundar a reflexão em vez de "pincelar" muitas coisas.
De qualquer forma, gostei da tua postagem, pois percebo teu esforço em fazer relações com o TCC. Parabéns!
Destaco, em especial, o texto da Chauí que discute sobre o "olhar". O TCC de vocês representa um modo de olhar para uma situação/experiência específica. É o olhar de vocês sobre determinados dados, mas não se trata mais de um olhar pessoal, ingênuo, motivado apenas pelas emoções, pela crenças, por saberes arraigados, porque vocês cresceram, aprenderam, se superaram e hoje têm condições de projetar um olhar mais crítico, teórico, reflexivo.
Só uma questão: algum dos textos que citaste estão te ajudando a construir o referencial teórico do TCC? Que contribuições eles trouxeram para o trabalho?
Beijos, Rô Leffa.
Postar um comentário