É notável a necessidade que observamos no cotidiano da Educação especialmente na Educação Infantil de inserir o lúdico nas práticas educacionais, previsto também nos Parâmetros Curriculares Nacionais, a prática do lúdico no cotidiano escolar talvez seja uma boa maneira de despertar desde os primeiros anos escolares o prazer pelo aprendizado, tão disputado por outras atrações (como TV, computador, jogos, outros) nos dias de hoje.
A infância é um período importante na vida de todos, é a idade das brincadeiras descobertas, daí a necessidade de utilizarmos este momento e buscar o foco na educação e formação deste aluno de forma eficaz e prazerosa.
Ao iniciar a minha pesquisa para a fundamentação teórica, comecei buscando num primeiro momento caracterizar a criança em idade escolar de 4 anos, a qual realizei meu estágio, conforme o tema do TCC, encontrando nas interdisciplinas de Ludicidade e Educação, bem como Desenvolvimento e Aprendizagem sob o Enfoque de Psicologia II, visto que ambas estão sendo suporte para a base teórica.
Outro ponto importante nesta fase de pesquisa é a releitura de Piaget a respeito dos estágios de desenvolvimento. Com ênfase na fase de 4 anos, ou seja, pré-operacional, onde se dá o início da linguagem da função simbólica e do pensamento ou representação. Desta forma as crianças engajam-se em brincadeiras de acordo com seu estágio de desenvolvimento cognitivo.
Pensando na prática de estágio é importante que o educador tenha esta percepção, esta sensibilidade para saber usufruir desta etapa utilizando práticas adequadas e como já disse eficaz.
A infância é um período importante na vida de todos, é a idade das brincadeiras descobertas, daí a necessidade de utilizarmos este momento e buscar o foco na educação e formação deste aluno de forma eficaz e prazerosa.
Ao iniciar a minha pesquisa para a fundamentação teórica, comecei buscando num primeiro momento caracterizar a criança em idade escolar de 4 anos, a qual realizei meu estágio, conforme o tema do TCC, encontrando nas interdisciplinas de Ludicidade e Educação, bem como Desenvolvimento e Aprendizagem sob o Enfoque de Psicologia II, visto que ambas estão sendo suporte para a base teórica.
Outro ponto importante nesta fase de pesquisa é a releitura de Piaget a respeito dos estágios de desenvolvimento. Com ênfase na fase de 4 anos, ou seja, pré-operacional, onde se dá o início da linguagem da função simbólica e do pensamento ou representação. Desta forma as crianças engajam-se em brincadeiras de acordo com seu estágio de desenvolvimento cognitivo.
Pensando na prática de estágio é importante que o educador tenha esta percepção, esta sensibilidade para saber usufruir desta etapa utilizando práticas adequadas e como já disse eficaz.
Um comentário:
Oi Claudete,
Que bom que as interdisciplinas dos primeiros eixos do curso estão te ajudando a construir o referencial teórico do TCC.
Fico feliz de ver que estás vencendo cada etapa desse trabalho com tranquilidade e objetividade. Parabéns!
Que dados empíricos do teu estágio pretendes utilizar para, a partir do referencial teórico que estás construindo, proceder a análise?
Seguimos dialogando!
Beijos, Rô Leffa.
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