Seja Bem Vindo!!!

Obrigada por visitar este blog, espero que ele seja a você útil!

14 de junho de 2009

Reflexão Teoria/Prática/Significar a Educação

Ao participar do 4º Salão de Graduação e 5° Salão de Educação a Distância da Ufrgs no dia 27 de maio de 2009 pude perceber através dos relatos de experiências desenvolvidas nos diversos Pólos da Ufrgs no interior do RS, a ênfase dada quanto ao uso de ferramentas tecnológicas disponíveis, oportunizando o desenvolvimento de projetos/projetos de aprendizagem que oportunizam melhorar a qualidade do ensino/aprendizagem através da prática pedagógica, bem como ir além da sala de aula envolvendo outros segmentos sociais. Penso que isso vem e encontro ao verdadeiro sentido da educação.

É importante destacar que ao trabalhar em sala de aula com PA’s o professor estará despertando o interesse do aluno a partir de suas vivências, da contextualização, com isso usar o conhecimento adquirido na escola para resolver situações no cotidiano de acordo com o seu tempo.

É percebível que as práticas pedagógicas na sua maioria estão distanciadas das reais necessidades do ser humano. Existe uma distância entre o conhecimento acadêmico e a adequação nas vivências cotidianas. É preciso conhecer o perfil do aluno para adequar conteúdos curriculares, práticas pedagógicas, procurando reduzir o distanciamento entre a teoria e a prática, re-significar os conteúdos, utilizando o conhecimento escolar para a vida.

Com base no contexto, nos problemas e interesses dos alunos, provocar o desejo de pesquisar, questionar, conhecer, aprender...adequando desta forma a proposta curricular ao mundo digital, globalizado e aos efeitos tecnológicos que vivenciamos na atualidade.

Um comentário:

Roberta disse...

Claudete!!

Concordo quando falas que temos que levar coisas novas para a sala de aula como é o caso dos PA's, pois assim os alunos têm a oportunidade de estudar o que eles realmente estão interessados.

Abraços
Roberta