Vivenciamos numa realidade de escola em que é natural a presença da pluralidade étnica. É notável que alunos de acordo com suas ancestralidades sintam-se por vezes discriminados racionalmente no convívio social, neste contexto ainda é percebível a maneira de como os próprios alunos se discriminam entre eles (piadas, provérbios, apelidos...).
Vale destacar o interesse de alunos afro-descentes participarem de atividades sociais extra classe na escola como o esporte, a música, teatro, banda, são normalmente atuantes e prestativos. Penso que ainda existe uma carga na memória do povo muito expressiva em relação à diversidade, as etnias, aos preconceitos, é preciso rever atitude, ser mais tolerantes, ver a diversidade como algo normal, não apenas o biológico, mas o cultural, agregar conhecimentos e aprendizagens, não usar de forma a despertar no próximo um sentimento discriminatório, pois todos os segmentos são importantes no processo de educação. Acredito que a educação seja uma das portas para se trabalhar esta questão.
Vale destacar o interesse de alunos afro-descentes participarem de atividades sociais extra classe na escola como o esporte, a música, teatro, banda, são normalmente atuantes e prestativos. Penso que ainda existe uma carga na memória do povo muito expressiva em relação à diversidade, as etnias, aos preconceitos, é preciso rever atitude, ser mais tolerantes, ver a diversidade como algo normal, não apenas o biológico, mas o cultural, agregar conhecimentos e aprendizagens, não usar de forma a despertar no próximo um sentimento discriminatório, pois todos os segmentos são importantes no processo de educação. Acredito que a educação seja uma das portas para se trabalhar esta questão.
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