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14 de junho de 2009

Civilização Educação e Barbárie

Após a leitura do texto “Educação após Auschvitz” de Theodoro Adorno onde o autor ressalta que a principal meta da educação deveria ser evitar que Auschvitz se repita.

Este texto me faz refletir o contexto que vivemos e a ação do ser humano sobre este. Certamente a escolaridade, a educação, a classe social, política e econômica, a etnia, o gênero, entre outros são fatores determinantes na formação do ser humano, basta olhar ao nosso redor.

Penso que a globalização tem contribuído para continuar com a barbárie especialmente no que diz respeito a espécie do ser humano devido a pressão da sociedade, marcado pelo progresso tecnicista. É percebível a super valorização do ter e não do ser.

Estamos passando por crise total, geral, do ser humano onde os valores estão sendo substituídos pela materialidade ao invés da existencialidade, daí a importância do ser humano iniciar pelo autoconhecimento, isto é, conhecer-se primeiramente a si mesmo, quem ele é, um ser frágil com uma missão que é diferente dos demais, único, complexo, que possui razão, emoção, afetividade, que pode transformar o meio em que vive e que com consciência de si mesmo por meio da reflexão pode pensar criticamente as suas dimensões, tentar compreender as do outro, não aceitar como óbvias, evidentes as idéias, os valores, os comportamentos, e passar a ter atitudes críticas, negativas (dizer não aos preconceitos estabelecidos), positivamente questionar o “por que” das coisas.

Nesse sentido o texto cita que:

“(...) como mostra a psicologia profunda os caracteres em geral mesmo os que no decorrer da existência chegam a perpetrar os crimes, já se formam na primeira infância uma educação que queira evitar a reincidência haverá de centrar-se na primeira infância (...)”

Diante disto vemos a importância do trabalho desenvolvido na primeira infância, onde a criança, hoje, desde seus primeiros meses de vida passa grande parte do seu tempo em creches, escolas de educação infantil, sendo este local um espaço de grande influência na sua formação como pessoa.

Considerando que vivemos num mundo onde é percebível a aceleração do desenvolvimento da ciência através da industrialização, das técnicas, da comercialização e dos meios de comunicação massificantes; por que ainda se fazem muitas vítimas em nosso meio?

Concluindo, para evitar que esta barbárie continue se repetindo, a educação deveria andar junto com a filosofia, psicologia, antropologia entre outras ciências possibilitando ao homem a reflexão sobre a sua existência e a dimensão desta no mundo.


Obs.: Trabalho realizado na interdisciplina de Filosofia da Educação

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