Seja Bem Vindo!!!

Obrigada por visitar este blog, espero que ele seja a você útil!

8 de novembro de 2008

O trabalho docente e a pedagogia

Ao ler texto “O trabalho docente a pedagogia e o ensino” de Maurice Tardif, talvez este tenha sido o autor mais realista de todos os que lemos ou talvez aquele que viu a situação mias prática. Suas idéias foram muito proveitosas para realidade e principalmente por usar exemplos do cotidiano e encarar a situação de maneira tão aberta, não depositar neste ou naquele a culpa por determinada situação, ou ainda por colocar as idéias da postura do professor em sala de aula, é que algumas vezes nos sentimos inseguros em determinadas situações e as idéias do autor me ajudaram a perceber erros e acertos e ainda refletir sobre o que é ou não “normal”.

Tardif vê a escola como um ambiente dotado de diferenças e de seres individuais. Outro tópico é a necessidade de se adequar de tentar chegar a um objetivo comum, em síntese um autor que encara as coisas sem utopia ou futurismos.

2 comentários:

Roberta disse...

Claudete!!

Como é importante quando os textos que lemos nos tocam e podemos tirar proveito do que lemos e modificar os nossos pensamentos e as nossas práticas. Vejo que os objetivos do PEAD estão se concretizando.

Abraços
Roberta

Sérgio Araújo disse...

Olá professora Claudete.

Passeando pelo universo blogueiro,não pude deixar de perceber a importância das suas reflexões sobre a educação. Compartilho das mmesmas e gostaria de trocar opiniões.

Um abraço fraterno.

Visite-me: www.sergioaraujoeducador.blogspot.com