Revisitando o Eixo IV, na interdisciplina Seminário Integrador IV, onde fomos desafiados a elaborar perguntas sobre nossas curiosidades, nossos desejos de saber até então deixados de lado e então lincar esta atividade com o momento do curso, fez com tudo isso tornasse visível a relação com a construção do meu TCC, tendo como um dos seus objetivos “definir a questão” a ser trabalhada e consequentemente o aprofundamento de estudos acerca do tema proposto.
Destaco as aprendizagens que ocorreram também através das interdisciplinas do Seminário Integrador V e VI, que abordaram o processo da construção dos Projetos de Aprendizagem (PA’s). Para que pudéssemos realizar esta atividade, foram usados vários recursos como Pbworks, mapas conceituais, entrevistas, compartilhamento de informações e interações com os grupos durante o processo do desenvolvimento da pesquisa. Inicialmente, não foi tão fácil assimilar os aspectos que norteiam a construção de um PA, partindo da valorização da curiosidade do aluno, incentivando a pesquisa através de descobertas, possibilitando a construção coletiva do conhecimento de forma significativa de acordo com os interesses e desejos do aluno. Esta metodologia rompe com a prática tradicional de trabalho pedagógico em sala de aula, onde o professor determina os conteúdos, trabalhando como transmissor não possibilitando ao aluno participar ativamente da construção do seu conhecimento.
Na interdisciplina de Psicologia da Vida Adulta através das leituras de Erikson em refrência as fases do desenvolvimento humano, Maturana no texto “As transformações na convivência”, assim como os trabalhos desenvolvidos foram todas de grande valia possibilitam refletir sobre nós mesmos e sobre o papel e a influência do professor na educação. “[...] quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender” (Freire, 1996, p. 25).
Destaco também a interdisciplina de Desenvolvimento e Aprendizagem sob o enfoque da Psicologia II, pois não poderia deixar de mencionar a contribuição, da grandiosidade e complexidade da teoria Piagetiana, possível de perceber na atividade (Re) construindo conceitos piagetianos através do mapa conceitual, a interligação e a complementaridade existentes entre os conceitos. Neste momento, em que estou escrevendo o TCC, fiz uso deste embasamento teórico.
Outra interdisciplina interessante pertencente aos Eixos IV, V e VI foi Escola Cultura e Sociedade – Abordagem sociocultural e antropológica, através das leituras sobre os pensadores clássicos como: Durkhein, Webber, Marx e Mészaros, entre outros, pude refletir a partir das leituras e atividades realizadas acerca da sociedade da educação e as mudanças que foram acontecendo no decorrer do tempo de acordo com a evolução da sociedade e, que por sua vez, a educação também foi se adequando as modificações sociais, pois esta sociedade é constituída culturalmente através de suas ideologias, crenças, interesses, valores...
É visível também que a educação vem reproduzindo desde muito tempo até nossos dias, o poder social dominante através do sistema vigente, dos interesses atrelados ao neoliberalismo. O que podemos perceber em nosso meio através dos resultados da qualidade da educação pública.
Vivemos num cenário onde existe um descaso em relação a educação e a valorização do profissional, especialmente na educação nas etapas iniciais da Educação Básica, como é o caso da Educação Infantil e do Ensino Fundamental onde está o alicerce da educação, é necessário que a educação posse ser um verdadeiro instrumento de transformação social e formadora de uma sociedade de indivíduos pensantes, críticos e conscientes de seus deveres, contribuindo assim, para a construção de uma sociedade mais humana, justa, fraterna, igualitária...tão almejada por todos. Segundo (Freire, 1996, p. 98)
Ensinar exige compreender que a educação é uma forma de intervenção no mundo. [...] Intervenção que além do conhecimento dos conteúdos bem ou mal ensinados e/ou aprendidos implica tanto no esforço de reprodução de ideologia dominante quanto no seu desmascaramento.
Destaco as aprendizagens que ocorreram também através das interdisciplinas do Seminário Integrador V e VI, que abordaram o processo da construção dos Projetos de Aprendizagem (PA’s). Para que pudéssemos realizar esta atividade, foram usados vários recursos como Pbworks, mapas conceituais, entrevistas, compartilhamento de informações e interações com os grupos durante o processo do desenvolvimento da pesquisa. Inicialmente, não foi tão fácil assimilar os aspectos que norteiam a construção de um PA, partindo da valorização da curiosidade do aluno, incentivando a pesquisa através de descobertas, possibilitando a construção coletiva do conhecimento de forma significativa de acordo com os interesses e desejos do aluno. Esta metodologia rompe com a prática tradicional de trabalho pedagógico em sala de aula, onde o professor determina os conteúdos, trabalhando como transmissor não possibilitando ao aluno participar ativamente da construção do seu conhecimento.
Na interdisciplina de Psicologia da Vida Adulta através das leituras de Erikson em refrência as fases do desenvolvimento humano, Maturana no texto “As transformações na convivência”, assim como os trabalhos desenvolvidos foram todas de grande valia possibilitam refletir sobre nós mesmos e sobre o papel e a influência do professor na educação. “[...] quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender” (Freire, 1996, p. 25).
Destaco também a interdisciplina de Desenvolvimento e Aprendizagem sob o enfoque da Psicologia II, pois não poderia deixar de mencionar a contribuição, da grandiosidade e complexidade da teoria Piagetiana, possível de perceber na atividade (Re) construindo conceitos piagetianos através do mapa conceitual, a interligação e a complementaridade existentes entre os conceitos. Neste momento, em que estou escrevendo o TCC, fiz uso deste embasamento teórico.
Outra interdisciplina interessante pertencente aos Eixos IV, V e VI foi Escola Cultura e Sociedade – Abordagem sociocultural e antropológica, através das leituras sobre os pensadores clássicos como: Durkhein, Webber, Marx e Mészaros, entre outros, pude refletir a partir das leituras e atividades realizadas acerca da sociedade da educação e as mudanças que foram acontecendo no decorrer do tempo de acordo com a evolução da sociedade e, que por sua vez, a educação também foi se adequando as modificações sociais, pois esta sociedade é constituída culturalmente através de suas ideologias, crenças, interesses, valores...
É visível também que a educação vem reproduzindo desde muito tempo até nossos dias, o poder social dominante através do sistema vigente, dos interesses atrelados ao neoliberalismo. O que podemos perceber em nosso meio através dos resultados da qualidade da educação pública.
Vivemos num cenário onde existe um descaso em relação a educação e a valorização do profissional, especialmente na educação nas etapas iniciais da Educação Básica, como é o caso da Educação Infantil e do Ensino Fundamental onde está o alicerce da educação, é necessário que a educação posse ser um verdadeiro instrumento de transformação social e formadora de uma sociedade de indivíduos pensantes, críticos e conscientes de seus deveres, contribuindo assim, para a construção de uma sociedade mais humana, justa, fraterna, igualitária...tão almejada por todos. Segundo (Freire, 1996, p. 98)
Ensinar exige compreender que a educação é uma forma de intervenção no mundo. [...] Intervenção que além do conhecimento dos conteúdos bem ou mal ensinados e/ou aprendidos implica tanto no esforço de reprodução de ideologia dominante quanto no seu desmascaramento.
Um comentário:
Oi Claudete,
Tua reflexão pontuou aspectos fundamentais de várias interdisciplinas.
Os PAs foram, certamente, um conhecimento importante, pois representam uma alternativa para, de fato, levarmos em conta as curiosidades e interesses do aluno. Já a disciplina de Psicologia ajuda a compreender como se dá o processo de construção do conhecimento pelo aluno, o que também nos aponta uma direção para o nosso fazer pedagógico. Por último, destacaste a interdisciplina Escola, Cultura e Sociedade que nos permite compreender a sociedade e o modo como a educação se insere nela.
Parabéns pela reflexão!
Beijos, Rô Leffa.
Postar um comentário