Seja Bem Vindo!!!

Obrigada por visitar este blog, espero que ele seja a você útil!

18 de outubro de 2010

Reflexão 8° semana

No eixo IV trabalhamos as interdisciplinas Representação do Mundo pela Matemática, Estudos Sociais, Ciências Naturais, TICs e Seminário Integrador IV evidenciando os conceitos de espaço e tempo, a partir dos estudos e das atividades práticas realizadas com os alunos sobre estes conceitos, que por sua vez possibilitaram-me perceber e compreender que existem formas diferentes de representar os acontecimentos e fenômenos existentes em nosso cotidiano assim como a importância de refletir e aplicar estes conceitos agora, é claro, com outro olhar.

Outra evidência deu-se em relação a importância de trabalhar os conteúdos de forma interdisciplinar, enfatizado na interdisciplina de Seminário Integrador onde esta sempre esteve presente fazendo a mediação das atividades.

Destaco a preocupação com o ensino da matemática, na exploração de uma grande variedade de temas, que envolvem conceitos em relação ao espaço, números, medidas e formas geométricas...O trabalho com noções matemáticas, que deve atender as necessidades das próprias crianças, de construírem conhecimentos e participar de situações problemas que corresponde também as suas necessidades sociais para que aprendam o mundo ao seu redor.

Durante o estágio realizado na Educação Infantil, com crianças de quatro anos, e considerando as experiências e características desta faixa etária, observei que em relação aos conteúdos e a estruturação do espaço que as atividades lúdicas, os jogos, as brincadeiras, favorecem a participação ativa da criança de forma prazerosa. Isto vem confirmar a concepção de que é possível aprender matemática brincando, pois enquanto a criança manipula objetos, faz representações, descobre novas formas, ainda que, com a mediação do professor.

Também fiz uso de materiais de sucata no momento em que trabalhei o tema “Eu e o meio em que vivo – Meio Ambiente” onde abordei os aspectos referentes ao lixo e reaproveitamento, utilizando matérias recicláveis aproveitei para desenvolver noções sobre os sólidos geométricos, cores, formas, bem como foram construídos diversos brinquedos como: bonecas, bilboquê, carrinhos, bolas e jogo da memória. Quando trabalhei o tema alimentação fiz uso de embalagens com alimentos da cantina escolar explorando tamanho, peso, textura, forma, cores, letras. Outra atividade interessante que despertou curiosidade e interesse nos alunos foi a construção da maquete da sala de aula, utilizando sucatas. Nas aulas passeio que realizamos foi feita descrição e a representação, através de painéis, do caminho por onde passamos, das casas, incentivando a observação sobre a localização que estava sendo percorrida, reconhecendo nomes, casas de comércio, locais públicos e religiosos.

Logo, as atividades lúdicas permitem uma exploração mais profunda associada aos objetos, ao uso social e simbólico, como por exemplo, no faz de conta onde a criança transforma um pedaço de madeira em carrinho, um objeto qualquer em um avião.

Para Piaget (1988, p. 40) “o sujeito ativo é aquele que aprende basicamente através de suas ações sobre os objetos de mundo, e que constrói suas próprias categorias de pensamento, ao mesmo tempo que organiza o mundo reforçando ainda a importância de respeitar cada fase do desenvolvimento, evitando queimar etapas”.

Essas vivências favorecem a elaboração do conhecimento significativo possibilitando a criança tomar decisões e agir como produtora do seu conhecimento, contribuindo para formação de cidadãos autônomos, capazes de pensar por conta própria, sabendo resolver problemas do seu cotidiano.

"Quando a aula está bem estruturada, quando os alunos realizam, individualmente ou em grupo em trabalho que lhes interessa, alcançamos a harmonia, quase ideal. Somente há desordem, quando o aluno não se sente devidamente integrado em uma atividade." (Freinet, 1979)

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Claudete,

As interdisciplinas desse eixo estiveram muito voltadas para o trabalho prático, de modo que vocês produziram uma série de atividades que, depois, foram aplicadas em sala de aula. Essas atividades, além da contribuição em termos de prática e metodologia, contribuíram para que se construísse uma visão diferente acerca de como abordar conteúdos de Matemática, Ciências Naturais e Estudos Sociais, no sentido de fugir da mesmice que marca nossas escolas.

Tua postagem dá exemplos desse trabalho à medida em que trazes situações da sala de aula, no período do teu estágio. Que bom que essas interdisciplinas contribuíram para o teu amadurecimento pessoal e profissional. Parabéns!

Beijos, Rô Leffa.