Revisando os Eixos VII, VIII e IX iniciarei pela interdisciplina Seminário Integrador VII, onde foram finalizados os PA’s iniciados no Eixo VI, paralelamente ao espaço para reflexão e registros das atividades e suas implicações na prática pedagógica.
O projeto desenvolvido pelo nosso grupo abordou o tema - Enchentes -, devido as enchentes estarem mais frequentes atualmente no município de Itati e nos municípios vizinhos.
Iniciamos o trabalho com uma pergunta ampla e, através das orientações da professora chegamos a pergunta central. Inicialmente surgiram muitas certezas e dúvidas, no decorrer do processo percorremos diversos caminhos para que pudéssemos contemplar os objetivos, as metas estabelecidas no projeto. Paralelamente foram sendo construídos novos conhecimentos em parceria com o grupo, assim como com todos os que contribuíram para que pudéssemos esclarecer/solucionar dúvidas acerca da complexidade do tema abordado.
Os conceitos expostos através do mapa conceitual foram de fundamental importância para compreensão dos fatos decorrentes das enchentes, o tema deste trabalho surgiu do interesse do grupo, desenvolvido com a colaboração e cooperação mediado pelo professor orientador, possibilitando ao grupo a construção da aprendizagem com autonomia, assim como transformando e aperfeiçoando novos conhecimentos.
A idéia é de que o aluno “precisa aprender a entregar-se com alegria a aventura de soltar a imaginação e a inteligência para criar e construir o novo, sempre disposto a reconstruir, na medida em que atende a relatividade do produzido” (Magdalena e Costa, 2003, p. 93).
Relacionando com o TCC, a questão norteadora deve ser clara e estar de acordo com as necessidades e interesses do aluno, é o ponto de partida do que se deseja pesquisar.
Só buscamos respostas quando temos uma pergunta, só procuramos alguma coisa quando sentimos necessidade e temos uma idéia acerca do que queremos encontrar. É a natureza da questão que levantamos que determina o que precisamos buscar, o que investigar. (Magdalema e Costa, 2003)
Diante disso, uma vez formulada a questão norteadora, partindo dos conhecimentos prévios fomos construindo novos conhecimentos ligados aos processos que contribuem no desenvolvimento de aprendizagens significativas, acerca de determinada área de acordo, é claro, com a proposta de pesquisa.
O objetivo final de toda essa caminhada somente agora torna-se mais visível, é como se tudo o que fizemos pudesse ser percebido e tivesse fundamento direto no estágio realizado no último semestre, bem como o Trabalho de Conclusão do Curso ( que ainda está em andamento), percebo agora a riqueza cultural proporcionada através do PEAD o quanto foi importante, para o meu crescimento. Nas palavras de (Freire, 1996, p.136) “ A experiência da abertura como um ser inacabado, da inquietação e curiosidade a procura de explicação, de respostas a múltiplas perguntas em permanente movimento no mundo,não sou apenas objeto da historia mas sou sujeito igualmente.
3 comentários:
Oi Claudete,
Previsas editar essa postagem, pois a reflexão está duplicada (aparece duas vezes).
O foco de tua reflexão foi o PA. Essa metodologia de projetos esteve muito presente no curso: seja na interdisciplina do SI, no estágio ou no TCC. Foi, sem dúvida, um trabalho diferente que desestabilizou saberes já consolidados e construiu outros. Além disso, o PA representa um nova concepção de aprendizagem porque parte realmente do interesse e da curiosidade do aluno.
Beijos, Rô Leffa.
Oi Rô,obigara pela orientação, assim como pelos comentários, ontem quendo fiz a última postagem começou a dar problemas na postagem, inclusive a escrita ficou diferente.
Quem sabe tenha ocorrido isso tb. com essa, logo irei corrigir.
Beijos!!!
Claudete
Sem problemas Claudete.
Adorei comentar tuas postagens. É possível ver tua dedicação e tua evolução ao longo do curso a partir dos teus registros. A frequência de teus registros nos permitiu maior intereção e diálogo.
Parabéns!
Beijos, Rô Leffa.
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