Diariamente a mídia expõe problemas ambientais, causados pelo homem, destruindo a natureza. Compreender a importância da preservação do meio ambiente e despertar a consciência ambiental através da coleta seletiva, separação adequada e reciclagem são ações, que visão preservar o meio ambiente.
Segundo (MEC/SEF, 1998, p.166, v.3), “O trabalho com os conhecimentos derivados das ciências deve ser voltado para a ampliação de experiências das crianças e para a construção de conhecimentos diversificados sobre o meio social e natural”.
Nesse sentido, refere-se a pluralidade de fenômenos e acontecimentos físicos, biológicos, geográficos, históricos e culturais. Ao conhecimento da diversidade de explicação de representar o mundo, do contato com as explicações cientificas e a possibilidade de conhecer e construir novas formas de pensar sobre os eventos que os cercam”. O mesmo texto ainda destaca “... a importância de colocar as crianças em contato com diferentes elementos, fenômenos e acontecimentos do mundo e que, ao fazer isto, elas sejam instigadas por questões significativas para observá-las e tenham acesso de modos variados a compreendê-los e representa-los”. (MEC/SEF, 1898, p.166, v.3)
Diante disso, nesta semana propus o tema Eu e o Meio – Meio Ambiente, considerando além do tema, a comemoração do dia do MEIO AMBIENTE 05/06. Iniciamos a primeira aula partindo duma conversa informal questionando sobre o Meio Ambiente, para sabermos sobre os conhecimentos prévios e atitudes dos alunos a respeito do assunto. Listaram diversos elementos que fazem parte da “Natureza”, como: animais, água, terra, casas, pessoas, alimentos, árvores... Na terça-feira, retomamos o assunto, onde abordaram os amigos da natureza e os inimigos, registram através de desenhos, após fizemos uma saída de campo, na quadra da escola observando e coletando os lixos nas ruas e locais públicos, posteriormente foi entregue ao caminhão que faz a coleta. Na quarta-feira, o reconhecimento através dos símbolos e cores da importância de utilizar corretamente as lixeiras públicas, assim como da coleta seletiva dos resíduos recicláveis. Finalizamos a semana com a construção de brinquedos usando materiais recicláveis.
Segundo WINNICOTT (1982) como ABERASTURY (1992), “identificam o brinquedo como a melhor forma de expressão da criança”.
A cada semana que passa, é notável o envolvimento, interesse e participação das crianças em tudo o que fazem. Conversamos sobre o que aprenderam sobre o Meio Ambiente, logo comentaram “sobre o lixo, a separação do mesmo, as cores e símbolos das lixeiras e o que devemos colocar em cada uma delas.O cuidado com a água e a natureza, por que senão não teremos mais comida para comer”.
Logo, acredito ter sido uma semana de trabalhos, onde alguns registros ficaram nas suas memórias e poderão contribuir, para que possam no dia-a-dia, se formarem cidadãos conscientes para um mundo mais sustentável.
Conforme PIAGET “O conhecimento não está no sujeito e nem no somatório dos dois visto que entre eles existe a ação e esta é que permitirá ao sujeito construir seu conhecimento. O sujeito não é passivo nem pré-formado, mas interage com o meio e nesta interação constrói o conhecimento através de descobertas e investigações”.
Segundo (MEC/SEF, 1998, p.166, v.3), “O trabalho com os conhecimentos derivados das ciências deve ser voltado para a ampliação de experiências das crianças e para a construção de conhecimentos diversificados sobre o meio social e natural”.
Nesse sentido, refere-se a pluralidade de fenômenos e acontecimentos físicos, biológicos, geográficos, históricos e culturais. Ao conhecimento da diversidade de explicação de representar o mundo, do contato com as explicações cientificas e a possibilidade de conhecer e construir novas formas de pensar sobre os eventos que os cercam”. O mesmo texto ainda destaca “... a importância de colocar as crianças em contato com diferentes elementos, fenômenos e acontecimentos do mundo e que, ao fazer isto, elas sejam instigadas por questões significativas para observá-las e tenham acesso de modos variados a compreendê-los e representa-los”. (MEC/SEF, 1898, p.166, v.3)
Diante disso, nesta semana propus o tema Eu e o Meio – Meio Ambiente, considerando além do tema, a comemoração do dia do MEIO AMBIENTE 05/06. Iniciamos a primeira aula partindo duma conversa informal questionando sobre o Meio Ambiente, para sabermos sobre os conhecimentos prévios e atitudes dos alunos a respeito do assunto. Listaram diversos elementos que fazem parte da “Natureza”, como: animais, água, terra, casas, pessoas, alimentos, árvores... Na terça-feira, retomamos o assunto, onde abordaram os amigos da natureza e os inimigos, registram através de desenhos, após fizemos uma saída de campo, na quadra da escola observando e coletando os lixos nas ruas e locais públicos, posteriormente foi entregue ao caminhão que faz a coleta. Na quarta-feira, o reconhecimento através dos símbolos e cores da importância de utilizar corretamente as lixeiras públicas, assim como da coleta seletiva dos resíduos recicláveis. Finalizamos a semana com a construção de brinquedos usando materiais recicláveis.
Segundo WINNICOTT (1982) como ABERASTURY (1992), “identificam o brinquedo como a melhor forma de expressão da criança”.
A cada semana que passa, é notável o envolvimento, interesse e participação das crianças em tudo o que fazem. Conversamos sobre o que aprenderam sobre o Meio Ambiente, logo comentaram “sobre o lixo, a separação do mesmo, as cores e símbolos das lixeiras e o que devemos colocar em cada uma delas.O cuidado com a água e a natureza, por que senão não teremos mais comida para comer”.
Logo, acredito ter sido uma semana de trabalhos, onde alguns registros ficaram nas suas memórias e poderão contribuir, para que possam no dia-a-dia, se formarem cidadãos conscientes para um mundo mais sustentável.
Conforme PIAGET “O conhecimento não está no sujeito e nem no somatório dos dois visto que entre eles existe a ação e esta é que permitirá ao sujeito construir seu conhecimento. O sujeito não é passivo nem pré-formado, mas interage com o meio e nesta interação constrói o conhecimento através de descobertas e investigações”.
Um comentário:
Claudete!!
Nos teus registros conigo visualizar o teu amadurecimento no planejamento, bem como no registro das tuas aprendizagens.
Abraços
Roberta
Postar um comentário