“...A capacidade das crianças terem confiança em si próprias e o fato de sentirem-se aceitas,ouvidas e amadas oferecem segurança para a formação a formação pessoal e social. A possibilidade de desde cedo efetuarem escolhas e assumirem pequenas responsabilidades favorece o desenvolvimento da auto-estima, essencial para que as crianças se sintam confiantes e felizes” (RCNEI, volume 2). Então, com base no planejamento desta semana, procurei durante as aulas motivar as crianças, através das atividades desenvolvidas, considerando seus interesses, interação, envolvimento, participação... (construção de uma árvore, reprodução da história do Sanduíche da Maricota da galinha realizando na prática entre outras). Partindo dos seus conhecimentos prévios sobre o tema em estudo, com atividades lúdicas e prazerosas oportunizando as crianças a mostrarem suas criatividades, desenvolvendo a linguagem, socialização, a imaginação, construindo novas aprendizagens significativas, pois enquanto brinca a criança aprende.
Segundo Piaget “Quando brinca, a criança assimila o mundo a sua maneira, sem compromisso com a realidade, pois sua interação com o objeto não depende da natureza do objeto, mas da função que a criança lhe atribui”.
Segundo Piaget “Quando brinca, a criança assimila o mundo a sua maneira, sem compromisso com a realidade, pois sua interação com o objeto não depende da natureza do objeto, mas da função que a criança lhe atribui”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário