Refletindo sobre o Planejamento Didático Pedagógico, cujo tema “Eu e o meio em que vivo”, com base na rotina diária da escola, da sala de aula, procurei desenvolver a prática pedagógica envolvendo atividades próprias para esta faixa etária (quatro anos), oportunizando o reconhecimento de si mesmo, da família, da comunidade, dando ênfase a identidade, ao grupo familiar, as datas comemorativas, a higiene corporal, ao meio ambiente e alimentação.
As atividades proposta oportunizaram as crianças a fazerem relações com situações vivenciadas no seu cotidiano, articuladas as atividades pedagógicas nas diferentes áreas do conhecimento, e assim, poder conhecer um pouco mais sobre o ambiente em que estão inseridos.
Para por em prática esta proposta foi necessário considerar o conhecimento prévio dos alunos sobre os conteúdos, suas especificidades afetivas, cognitivas, emocionais, sociais , envolvidas nas atividades propostas, com o propósito de desencadear nas crianças um processo possibilitando construir aprendizagem significativas, através de estímulos, jogos, de brincadeiras para que conseguissem atingir o desenvolvimento integral da criança nesta faixa etária conforme a legislação brasileira prevê, e assim, vivenciar o que estavam aprendendo. Para Piaget o conhecimento é construído a partir das interações com o mundo. Esse processo é dinâmico e dialético, estamos sempre reformulando nosso conhecimento e interagindo com o mundo.
Portanto, para que as crianças fossem se apropriando de novos saberes aprendizagens significativas, foi necessário fazer uso do planejamento didático pedagógico, que apresentei com uma visão geral paralelamente aos planos de aula, onde a prática de estágio foi efetivamente se desenvolvendo e consequentemente consolidndo-se.
As atividades proposta oportunizaram as crianças a fazerem relações com situações vivenciadas no seu cotidiano, articuladas as atividades pedagógicas nas diferentes áreas do conhecimento, e assim, poder conhecer um pouco mais sobre o ambiente em que estão inseridos.
Para por em prática esta proposta foi necessário considerar o conhecimento prévio dos alunos sobre os conteúdos, suas especificidades afetivas, cognitivas, emocionais, sociais , envolvidas nas atividades propostas, com o propósito de desencadear nas crianças um processo possibilitando construir aprendizagem significativas, através de estímulos, jogos, de brincadeiras para que conseguissem atingir o desenvolvimento integral da criança nesta faixa etária conforme a legislação brasileira prevê, e assim, vivenciar o que estavam aprendendo. Para Piaget o conhecimento é construído a partir das interações com o mundo. Esse processo é dinâmico e dialético, estamos sempre reformulando nosso conhecimento e interagindo com o mundo.
Portanto, para que as crianças fossem se apropriando de novos saberes aprendizagens significativas, foi necessário fazer uso do planejamento didático pedagógico, que apresentei com uma visão geral paralelamente aos planos de aula, onde a prática de estágio foi efetivamente se desenvolvendo e consequentemente consolidndo-se.
Nenhum comentário:
Postar um comentário