Seja Bem Vindo!!!

Obrigada por visitar este blog, espero que ele seja a você útil!

2 de maio de 2010

Aos poucos estou conhecendo melhor quem são os alunos, suas características, a atenção e cuidados que devo ter ao planejar minhas aulas nesta etapa fundamental da Educação Básica – Educação Infantil.
Nesta fase de desenvolvimento em que os alunos se encontram (04 e 05 anos) faz-se necessário não vê-los apenas como habitualmente a escola fazia, focada em assistencialismo, mas é preciso considerar a diversidade cultural, social, as necessidades afetivas, cognitivas destas crianças.
É notório que se encontram na fase do egocentrismo, algumas não conseguem, durante as brincadeiras, dividir seus brinquedos com os colegas, resultando em choro e reclamações, dentre outras situações corriqueiras apresentadas no dia a dia.
Quanto a representação nos desenhos, de si mesmos ou de seus familiares, os fazem desenhando um circulo, correspondente a cabeça e linhas verticais indicando as pernas e os braços esticados horizontalmente. Alguns apresentam dificuldades, dizendo que não conseguem fazer esta representação.
Então, diante do que estou planejando, semanalmente, e pondo em pratica no meu dia a dia, estou fazendo o possível para dar o melhor e, assim, proporcionar aos alunos a possibilidade de observar, explorar o ambiente em que vivem utilizando-se de suas curiosidades de modo a perceberem-se como seres integrantes munidos de confiança diante de suas capacidades e limitações. Para esta faixa etária, percebo que a forma mais adequada de proporcionar isso aos alunos é através da expressão corporal, musical, oral e seus, ainda, poucos registros de escrita

Um comentário:

Roberta disse...

Claudete!!

O olhar atento é mesmo um forte aliado do planejamento, pois com ele podemos reavaliar e quem sabe replanejar.

Abraços
Roberta