Seja Bem Vindo!!!

Obrigada por visitar este blog, espero que ele seja a você útil!

16 de maio de 2010

Reflexão 5° semana

O planejamento desta semana, além das atividades de rotina, brincadeiras direcionadas, livres, músicas...evidenciou a exploração do ambiente escolar e a sala de aula. Partindo do pressuposto que cada vez mais cedo as crianças são deixadas pelas famílias, independente do tipo de organização familiar da sociedade e principalmente em relação ao trabalho e ao espaço que a mulher vem ocupando na sociedade, as crianças são colocadas em escolas de educação infantil desde seus primeiros meses de vida. Alguns permanecem meio turno, outros, turno integral, portanto, creio que é de suma importância realizar um planejamento que conforme Freinet “atenda as necessidades vitais do ser humano, sempre considerando a criança o centro de sua própria educação”.

Diante disto, penso que a escola de educação infantil representa compromisso, responsabilidade, respeito ao conhecimento do outro, devendo estar atento aos interesses e necessidades das crianças, desenvolvendo atitudes que trabalhem a história de cada um, que eles se percebam cada vez mais integrantes do ambiente escolar, pois a escola faz parte de sua história pessoal e coletiva. Permanecem, as vezes, muito mais tempo sob cuidados dos trabalhadores da escola do que com sua própria família, daí a importância de se ter objetivos claros baseados em valores, ética, solidariedade, respeito as pessoas..., devido a convivência dessas crianças com os adultos, sendo que estes influenciam na sua formação.

A escola deve oportunizar a criança que ela sinta-se motivada, interessada, seja co-autora da construção de suas aprendizagens de forma autônoma e cooperativa.

2 comentários:

Roberta disse...

Claudete!!

A escola vem ocupando, cada vez mais, um lugar de destaque na educação da criança. É na educação infantil que ela tem os primeiros contatos com a escola e esse momento deve ser prazeroso para elas.

Abraços
Roberta

Claudete disse...

Olá Roberta, obrigada pelos comentários que vens fazendo. Desculpa, não poder interagir, estou sempre sobrecarregada de atividades,sendo que procuro,realizar as quese referem a planejamentos,preparação de materias pra poder executá-los,registros, enfim,sempre correndo, com a sensação de nunca dar conta.
Um grande beijo
Claudete