Posso afirmar que ao realizar esta atividade não foi fácil tão fácil escolher qual seria a pergunta “produtiva ou menos produtiva”, quanto à pergunta: “ Quem inventou a escola?”.
Não disponibilizei de tempo para fazer uma analise com os alunos acerca do seu interesse a respeito da pergunta.
Pressuponho que ao elaborar esta pergunta, o aluno estaria interessado em saber sobre a origem, invenção da instituição chamada escola, ou talvez a escola não esteja sendo interessante da maneira como se apresenta e trabalha, mas ele é obrigado a freqüentá-la devido às exigências impostas pelo sistema atual vigente.
Com certeza, este tema não deveria se esgotar apenas no questionamento, deveria ser aproveitado para um aprofundamento servindo para como meio para tomada de decisões acerca do funcionamento da escola.
Pensar em temas que vão de encontro a diversidade de realidades de alunos, de professores, culturas, da sociedade... criar condições para que os alunos sintam-se motivados a estruturar o conhecimento com base nas suas vivências junto a comunidade, levando em conta o contexto educacional por meio do diálogo da problematização, da leitura, da escrita, da elaboração e da argumentação. Compreender que a escola esta inserida na sociedade, o aluno integrante neste processo de construção seja coletivo ou individual do conhecimento tornando-o sujeito de sua aprendizagem e ao mesmo tempo cidadão autônomo, crítico e criativo praticando sua cidadania.
Portanto esta atividade proporcionou uma alternativa pedagógica diferente, interessante, que pode vir a contribuir na organização curricular, propondo propostas desafiadoras no cotidiano da sala de aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário