Ao finalizar este semestre, considerando as atividades desenvolvidas nas interdisciplinas inclusive Seminário Integrador IV, contribuíram na reconstrução, reflexão a cerca da minha prática docente.
Quanto as interdisciplinas falar delas separadas seria fragmentá-las, o tema abordado como: Espaço e Tempo manteve-se em evidência na maioria dos estudos e atividades realizadas.
A abordagem de atividades envolvendo perguntas foi muito interessante. Este tipo de atividade exige mudanças na organização curricular desafiando conhecimentos já construídos, proporciona espaços onde o aluno passa ser sujeito, com capacidade de intervir nas transformações sociais e no contexto em que vive.
Ainda temos uma escola aonde impera os conteúdos determinados para cada série ou até para cada momento.
Exercitar gradativamente o processo envolvendo perguntas, questionamentos de maneira consciente fundamentado com base científica, onde o professor é o mediador do conhecimento, tornando assim a escola um lugar gostoso onde o aluno sinta-se motivado pelo prazer construindo suas aprendizagens simultaneamente com o mundo em que vive.
Estas propostas e experiências estão contribuindo para que junto com os demais colegas possamos ressignificar nossas práticas pedagógicas.
Os recursos utilizados, como: vídeos, entre ele “Sabores e Saberes” os textos sugeridos, além da leitura de outros, assim como revistas, livros, artigos, sites, fóruns trocas de experiências, foram relevantes, contribuíram no sentido de não me acomodar, mobilizar-me em busca de novas e diferentes propostas para enfrentar os desafios do cotidiano escolar simultaneamente com o mundo em constante mudança.
Paulo Freire nos fala sobre a “inquietação pedagógica”, ser professor é viver em permanente busca, pesquisando alternativas para o nosso fazer docente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário