Seja Bem Vindo!!!

Obrigada por visitar este blog, espero que ele seja a você útil!

25 de abril de 2010

2° semana: De Estágio

O tempo passa e junto com este estão sendo construídas novas aprendizagens, outras (re) significadas, assim também. Digo isto, pois a experiência com a Educação Infantil-Jardim I não tem sido vivenciada enquanto atuei como docente, contudo estou procurando desenvolver minha prática, pesquisando, buscando informações e trabalhos realizados durante o PEAD.
Durante esta semana trabalhei os órgãos dos sentidos e o corpo humano.
Procurei atuar sem dar respostas prontas, material xerocado e sim fazer com que cada um fosse construindo seus trabalhos a partir dos conhecimentos prévios.
Então, construímos: o traçado do corpo explorando os órgãos do sentido, painel com estatura dos alunos, identificação através das características pessoais e a foto de cada aluno, entre outras atividades que envolveram a expressão corporal, lateralidade, motricidade ampla e fina, o lúdico,danças, etc.
Planejei de forma que a execução do planejamento envolvesse ativamente todos alunos com autonomia, criticidade e criatividade.
Destaco ainda, outro aspecto a cerca da avaliação dos alunos da semana, este foi um espaço de análise para me auto avaliar e analisar o todo.
A partir dos relatos dos alunos penso que o processo de ensino aprendizagem ocorre a cada momento onde quer que estejamos.

19 de abril de 2010

Reflexão

Esta primeira semana de trabalho foi experiências e vivencias desafiadoras para mim.

Estou procurando me adaptar a esta modalidade de ensino, Educação Infantil, pois enquanto atuei como docente o fiz no Ensino Fundamental Séries Finais. Iniciei esta prática de estágio com o objetivo de vivenciar no dia a dia a prática da relação “teoria X prática”. O trabalho que estou desenvolvendo é com crianças na faixa de 4 a 5 anos.

Registros do trabalho que está sendo desenvolvidos encontram-se no meu wiki.

11 de abril de 2010

Reflexão/Ação

Nesta semana houve um encontro presencial (05/04/10), onde foi nos apresentada a professora Hilda Jaqueline como Supervisora e Alda Graciela tutora do grupo de estágio o qual faço parte.
Foi um momento de apresentação pessoal, do esboço da “proposta arquitetada”, pelos integrantes do grupo. A evidência deu-se nos questionamentos, dúvidas, incertezas, medos, apresentadas pelos alunos.
Durante a semana, retomei diversos materiais, produções, conteúdos..., abordados nas interdisciplinas do curso para colocar no papel o trabalho que irei desenvolver nesta
prática. Estou um tanto angustiada e apreensiva, por me deparar com uma realidade por mim não conhecida.
Creio que com muita dedicação, trabalho e esforço, como venho fazendo durante esta caminhada no PEAD, este período será mais uma peça, na troca de saberes e construção de novas aprendizagens.

5 de abril de 2010

Informações/Observações/Estágio

Durante esta semana de 29/03 a 01/04/10, Estive na Escola Municipal de Educação Infantil Menino Jesus de Praga, com o objetivo e buscar as informações necessárias p/ realizar a atividade II, solicitada na Interdisciplina de Seminário Integrador VIII.

No dia 29/03, conversei com a professora titular, que se encontrava na Escola, pois a mesma está em férias, retornando na próxima semana. Conversamos sobre a rotina da turma, os espaços de recreação usados além do espaço físico da escola, a sexta-feira, dia em que os alunos trazem seus brinquedos de casa, se organizam por afinidades, sob os cuidados das professoras. Abordamos o tema - Eu e o meio em que vivo - a ser trabalhado durante o estágio. Detalhes sobre a escola, turma e outros, estão registrados no meu Wiki.

Após vários dias chovendo, dificultando as brincadeiras no espaço ao ar livre, o sol voltou a brilhar, na quarta-feira, os alunos puderam passear e brincar na praça municipal, estavam felizes. Outro motivo para tanta emoção ao retornar a escola, o encontro com o “Coelhinho”. Que maravilha, esta fase encantada da vida.

Então, refletindo sobre PEAD, o estágio, posso afirmar que muitos foram e continuam sendo os desafios, as superações, ..., com certeza este será mais um. Estou procurando dar o melhor que posso, nesta difícil, porém bela arte de aprender e ensinar.