Seja Bem Vindo!!!

Obrigada por visitar este blog, espero que ele seja a você útil!

15 de novembro de 2010

Considerações finais

Ao consolidar este trabalho de conclusão de curso compreendo o quanto toda a trajetória foi importante para o meu crescimento pessoal e profissional, principalmente no que diz respeito a minha perspectiva como estudante e como educadora. O curso proporcionou no decorrer destes quatro anos um construção de conhecimento aliado a busca constante de (re)significações, de aprendizagens construídas através das interdisciplinas apoiadas em abordagens teóricas. Todo este trabalho me fez refletir e compreender de forma mais clara o cotidiano escolar e observar com mais atenção o contexto atual percebendo a educação como um meio de termos cidadãos autônomos, críticos e participativos, capazes de agir com competência e responsabilidade.

Quero destacar a interdisciplina do Seminário Integrador pois foi aí que deu-se a articulação com as demais interdisciplinas, articulando as demais, que possibilitou o desenvolvimento da escrita com mais autonomia através dos registros, assim como a compreensão interdisciplinar que se deu com base nos trabalhos solicitados nos eixos, foi também esta interdisciplina que me fez crescer no momento em que precisávamos preparar nossa apresentação no fechamento de cada semestre.

Outro aspecto importante é em relação a adequação do uso das tecnologias, bem como, a reorganização do uso do tempo, pois a modalidade de ensino à distância trouxe perspectivas novas, modelos de aprendizagens mais autônomos que exigiram de nós alunos atitude e disciplina. Tudo isso aliada as minhas experiências anteriores contribuíram para formação de novos conceitos possibilitando-me reconhecer novos horizontes, vencendo desafios que nos deparamos diariamente, assim como ter um novo olhar no mundo em que estamos inseridos. Isso pôde ainda ser visto através das experiências, leituras, reflexões, estudos, participações em fóruns, e quando relembro todo este processo e também a riqueza cultural existente em cada professor, passo a acreditar que nossa educação pode melhorar muito, se cada um de nós colocarmos de em prática o que aprendeu.

Assim sendo, diante das inquietações sobre as dificuldades de aprendizagem em situações vivenciadas anteriormente, ainda que o estágio tenha sido meu primeiro contato com a educação infantil, surgiu a idéia inquietante de realizar o meu TCC objetivando uma pesquisa que pudesse refletir e aprofundar meus conhecimentos a respeito de como se dá o processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança.

Diante disso, após a formulação de várias perguntas chegou-se ao tema central: “O lúdico no desenvolvimento da aprendizagem da criança de quatro anos” que passou a ser o foco central do curso neste semestre, e um trabalho, que no meu ponto de vista implica em muita responsabilidade, pois é aqui que precisamos concentrar de forma eficaz e com qualidade toda esta aprendizagem. “A construção do conhecimento ou a produção do conhecimento implica o exercício da curiosidade [...] convoca a imaginação, a intuição, as emoções” (FREIRE, 1996, p. 87-88).

Fica a sensação do dever cumprido de ter vencido mais um etapa, de ter convivido com todos, fica a saudade, mas vem neste momento a noção da responsabilidade que assumimos. Agradeço a Deus, aos mestres, professores, tutores, colegas, a UFRGS e a todos que colaboraram durante esta caminhada, com a minha aprendizagem. O meu muito obrigada!

2 comentários:

Nadie Christina disse...

Oi querida,

é muito gratificante saber que o Seminário foi tão importante na tua trajetória, contribuindo em várias interfaces dos novos conhecimentos construídos.
Um grande beijo e votos de muito sucesso nesta nova etapa que deve se iniciar em breve!
Profa. Nádie

Blog de Solacarmina disse...

Foi sim, querida.
Trouxe uma luz e me ajudou a achar idéias para minhas observações.
Obrigado por disponibiliza-lo.