Recapitulando as interdisciplinas do Eixo III, em paralelo com a minha formação enquanto educadora, considerando mais recentemente a prática de Estágio, e no momento a formulação deste TCC, pude perceber que as interdisciplinas de Música, Ludicidade, Teatro, Artes Visuais, estiveram ligadas as minhas ações durante o estágio, principalmente no que se refere as artes como expressão de idéias traduzidas em símbolos e entendidas de acordo com o conhecimento prévio dos alunos. Na interdisciplina de música pude observar o que os nossos alunos ouvem, cantam, assim como trabalhar as cantigas de roda que fazem parte da infância. Teatro e Educação juntamente com as demais me fez compreender a importância da expressão corporal,do uso do movimento, do querer envolver- se, participar espontaneamente das atividades e é claro Ludicidade e Educação que é talvez umas das interdisciplinas mais incentivadoras deste TCC, destaco a necessidade de fazer uso do “Lúdico” nesta faixa etária da Educação Infantil.
“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua própria produção ou construção”(Freire,1997,p.52).
Segundo Freire pode-se perceber a importância práticas de ensino significativas, em que a criança encontre na escola um ambiente acolhedor, confiável, prazeroso de descobertas, de envolvimento, de encantamento. Mediar estes sentimentos é tarefa do educador, e este por sua vez também precisa estar presente por inteiro, se envolver. Muito importante é entender como se dá sob o enfoque da Psicologia o desenvolvimento e aprendizagem da criança, e isso, está sendo agora por mim melhor assimilado, nas interdisciplinas de Psicologia, compreender que Pedagogia e Psicologia, assim como outras ciências humanas, não podem se separar, estas tem grande contribuição para que possamos conhecer e compreender com mais propriedade o ser humano, suas relações com o meio em que esta incerido, outro aspecto importante que devemos considerar é a singularidade de cada um de cada ambiente escolar, bem como adequar a teoria a prática na visualização da realidade de acordo com sua época, atendendo as necessidades impostas pela sociedade. Os conceitos, as noções globalizadoras das interdisciplinas de Psicologia são de suma importância para a educação, que por sua vez se percebidas e introduzidas nas práticas pedagógicas desde a Educação Infantil, certamente farão uma diferença significativa no adulto do amanhã.
“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua própria produção ou construção”(Freire,1997,p.52).
Segundo Freire pode-se perceber a importância práticas de ensino significativas, em que a criança encontre na escola um ambiente acolhedor, confiável, prazeroso de descobertas, de envolvimento, de encantamento. Mediar estes sentimentos é tarefa do educador, e este por sua vez também precisa estar presente por inteiro, se envolver. Muito importante é entender como se dá sob o enfoque da Psicologia o desenvolvimento e aprendizagem da criança, e isso, está sendo agora por mim melhor assimilado, nas interdisciplinas de Psicologia, compreender que Pedagogia e Psicologia, assim como outras ciências humanas, não podem se separar, estas tem grande contribuição para que possamos conhecer e compreender com mais propriedade o ser humano, suas relações com o meio em que esta incerido, outro aspecto importante que devemos considerar é a singularidade de cada um de cada ambiente escolar, bem como adequar a teoria a prática na visualização da realidade de acordo com sua época, atendendo as necessidades impostas pela sociedade. Os conceitos, as noções globalizadoras das interdisciplinas de Psicologia são de suma importância para a educação, que por sua vez se percebidas e introduzidas nas práticas pedagógicas desde a Educação Infantil, certamente farão uma diferença significativa no adulto do amanhã.
2 comentários:
Oi Claudete,
As interdisciplinas de Música, Teatro, Artes Visuais possuem um caráter mais prático e, por isso, contribuíram para que houvesse mudanças imediatas na prática docente. Essas interdisciplinas ofereceram uma nova forma de compreender a arte, a música, o ritmo, o movimento, a expressão corporal, nos fazendo perceber que essas áreas do conhecimento também auxiliam muito no desenvolvimento cognitivo, motor e social dos alunos.
O lúdico, sem dúvida, é também uma característica dessas áreas do conhecimento, o que pode tornar as aulas sempre mais prazerosas e divertidas - algo fundamental principalmente na educação infantil.
Beijos, Rô Leffa.
Oi Ro!
Neste momento, revendo as interdisciplinas relacionando-as a minha prática de estágio e a faixa etária dos alunos 4 anos , certamente as atividades lúdicas me auxiliaram de forma significativa a compreender o desenvolvimento cognitivo, afetivo motor e social das crianças.
A escola tem um papel fundamental no processo de ensino aprendizagem, pois cada vez mais cedo a família precisa desta para deixas seus filhos neste ambiente educacional. Diante disso, o professor precisa conhecer seu aluno, levar em consideração aquilo que ele já sabe, seja de forma formal ou informal para planejar onde, como, que estratégias usará para contribuir na construção de novos sabere.
Beijos!
Claudete
Postar um comentário