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9 de outubro de 2010

Reflexão 7° semana

Revisando os Eixos 4, 5 e 6 previstos para o mês de outubro, iniciarei retomando as interdisciplinas, assim como refletindo sobre esta caminhada partindo dos conhecimentos, dúvidas, certezas, incertezas, curiosidades, ... antes do curso durante e no momento presente, associando,é claro, ao cotidiano e a prática pedagógica.

Logo, é notório que para haver uma prática eficiente deve haver uma boa sustentação teórica, um planejamento que permita conhecer o aluno em que etapa do desenvolvimento se encontra, o contexto em que este está inserido, suas reais necessidades, os conhecimentos que o aluno traz consigo, além de outros aspectos, para desenvolver um trabalho onde o aluno não seja apenas um receptor de informações, de conteúdos prontos acabados, mas que lhes seja proporcionado espaço para o questionamento, para a problematizarão a partir da contextualização passando a ser o protagonista na construção do seu conhecimento e consequentemente do seu legado histórico.

Tudo isso ficou mais evidente através dos estudos do Pead, somado aos meus objetivos como o de ampliar e aprofundar meus conhecimentos, sobre o fazer pedagógico, incorporando novos saberes, assim como, refletir e avaliar as minhas ações agregando novos conhecimentos, buscando alternativas para minha qualificação pessoal, acadêmica e profissional associados a experiência e neste momento a vivência com a prática de estágio desenvolvida na Educação Infantil junto ao TCC. Outro aspecto é, a formação permanente do profissional da educação, da sintonia e envolvimento que este deve estabelecer com seus pares e especialmente com os alunos, a necessidade de se levar em consideração conceitos essenciais, significativos para a vida deste aluno.

Certamente as interdisciplinas trabalhadas nestes Eixos nos remetem a refletir sobre a instituição escolar, como são construídas e desenvolvidas as propostas e práticas pedagógicas trabalhadas e suas contribuições na formação dos educandos e consequentemente na sociedade. Segundo Spodek e Brown (1996, p.15), “um modelo curricular e a representação ideal de premissas teóricas, políticas administrativas e componentes pedagógicos de um programa destinado a obter um determinado resultado educativo”. Atualmente e possível perceber que são usadas abordagens construtivistas na educação baseadas em teorias como as de Piaget, Vygotsky entre outros na qual a criança e o adolescente devem estar ativamente envolvidos nas aprendizagens e construir o conhecimento a partir da ação no mundo que os cercam.

Nesse sentido, o professor deve ser o mediador proporcionando condições, estar aberto às mudanças, a pesquisa, reflexão sobre a prática de maneira a introduzir naturalmente as inovações, sem, necessariamente “mudar tudo” em seu projeto. Preocupar-se também com o compromisso da proposta pedagógica, da relação professor-aluno, não esquecendo da escola no seu conjunto, pois é ali que estão as possibilidades de melhorar a prática em sala de aula. Desta forma, estes aspectos parecem ser essenciais para obter uma educação com mais qualidade, necessária na contemporaneidade e desejada pela sociedade em geral.

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Claudete,

Tua reflexão aponta aspectos fundamentais trabalhados no curso e que são a base de um fazer pedagógico comprometido com uma educação de mais qualidade: a abertura do professor às mudanças, o papel ativo do aluno na construção do conhecimento, a abertura ao diálogo, o espaço para o questionamento. É importante que isso esteja sempre presente nas reflexões e nas ações de todo professor, pois essas práticas podem construir uma educação verdadeiramente inovadora.

Beijos, Rô Leffa.