Seja Bem Vindo!!!

Obrigada por visitar este blog, espero que ele seja a você útil!

8 de maio de 2010

Reflexão quarta semana

Durante esta semana através das atividades desenvolvidas com os alunos cujo o tema proposta foi a família dando ênfase a mãe, com base na data comemorativa “Dia das Mães”, foram realizadas diversas atividades sendo necessário a busca de informações, fotografias, roupas, entre outras junto aos familiares para que pudéssemos desenvolver nossos trabalhos.

Diante do envolvimento dos pais, da escuta dos alunos estou observando o processo de aprendizagem destes, sua atenção, interesse, o respeito coletivo, a participação, interpretação, compreensão e as produções artísticas, desta faixa etária (quatro anos) em relação aos estágios cognitivos que aparece a função semiótica, o egocentrismo e características do pensamento simbólico. Desta forma, buscando evidenciar o progresso do educando na construção e reconstrução de seus conhecimentos, procurando identificar suas dificuldades (detalhes destes registros estão no meu pbworks) e (re)orientando para que o processo de aprendizagem possa efetuar-se considerando que este não é linear e nem idêntico entre as crianças.
Gostaria de ressaltar as palavras do educador Paulo Freire “antes de ensinar a ler as palavras era preciso ensina-los a ler o mundo”. Diante do exposto estou conhecendo a cada dia um pouco mais quem são os alunos que estou trabalhando, suas origens e identidade cultural, e ao mesmo tempo me auto avaliando e reconduzindo novos caminhos estimulando o aluno a expressar o que aprendeu diante do que já sabia.

Um comentário:

Roberta disse...

Claudete!!

As crianças apresentam mesmo ritmos e aprendizagens diferentes, então temos que estar atentos a isso e planejarmos para os diferentes níveis.

Abraços
Roberta