Seja Bem Vindo!!!

Obrigada por visitar este blog, espero que ele seja a você útil!

30 de maio de 2010

Reflexão 7° Semana

O planejamento desta semana abordou o tema ‘’Eu e o meio – Saúde e higiene’ com ênfase no corpo.

Para desenvolver o planejamento foi necessário praticar atividades lúdicas, envolvendo a linguagem oral, corporal, jogos, brincadeiras, assim como, o uso de diferentes recursos para o desenvolvimento intelectual, (levando em consideração os fatores emocionais e afetivos), físico (expressando a coordenação motora e visual), perceptual e social.

Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, é necessário que haja uma intencionalidade educativa e isto quer dizer: planejar prever etapas para alcançar objetivos definidos e extrair das alternativas as atividades que lhe forem decorrentes. Ou seja, tanto o jogo quanto a matemática nesta fase de Educação Infantil, deve percorrer caminhos em conjunto, principalmente se levarmos em consideração de que a criança nesta faixa etária pode construir conhecimentos sobre qual quer área num contexto que lhe seja favorável, vivenciando situações, refletindo sobre elas, levantando hipóteses, estabelecendo conclusões e comunicando-as, dividindo com o outro o seu pensar. É interessante assim, salientar que as crianças nesta faixa etária conforme PIAGET & INHELDER p. 14-5, referindo-se habilidade de comunicar-se e do uso da linguagem “Em todos os níveis, a linguagem ambiente é assimilada sistematicamente às estruturas do sujeito e, se aquela contribui para modificar estas, nem por isso lhes esta menos subordinado, inicialmente, no tocante á sua interpretação [...]”.

Diante disso, a evidencia deu-se na interação das crianças durante o processo do desenvolvimento e execução das aulas, a cada dia que passa participam espontaneamente, demonstrando gosto e satisfação pelo que fazem. Comunicam-se utilizando a linguagem não fugindo das características desta faixa etária, mas agora com mais desinibição, articulação notado-se a comunicação prazerosa e instrumento para a construção de novos conhecimentos.

2 comentários:

Roberta disse...

Claudete!!

Senti falta do registro de que jogos foram realizados e como as crianças têm reagido a essas atividades lúdicas.

Abraços
Roberta

Claudete disse...

Olá Roberta, passares pelo meu Wiki, será mais fácil visualizar o meu trabalho.
Abraços!
Claudete