Seja Bem Vindo!!!

Obrigada por visitar este blog, espero que ele seja a você útil!

1 de maio de 2009

DESAFIO X INCLUSÃO

Com base nos estudo que estamos realizando na Interdisciplina Educação de Pessoas com Necessidades Especiais, penso que incluir é conhecer, entender, respeitar, valorizar, discutir, lutar contra a exclusão social, ultrapassar as barreiras criadas pela própria sociedade no decorrer de sua história para com as pessoas.

O ato de incluir supõe superação dos preconceitos, mudanças de concepções, atitudes e trabalho coletivo, é necessário somar esforços, lutar, buscar os direitos legais desses indivíduos que enfrentam a diversidade política, social, educacional e econômica. São pessoas querendo oportunidades de se preparar para o convívio social movidas pelo desejo de serem cidadãos.

Para que a escola cumpra seu papel é fundamental acreditar nas diferentes possibilidades do ser humano, respeitar o ritmo próprio de cada um, pois cada um é único, singular. Cabe a escola em seu modelo pedagógico abrir espaço permanente de debates, de formação, de troca de experiências, de articulação com a sociedade, reivindicando dos órgãos governamentais que as políticas públicas sejam efetivamente postas em prática.

O desafio perpassa por nós, é necessário redefinirmos nossos conceitos, nossas concepções, nossas atitudes e principalmente a “ação” ou continuaremos fazendo ainda mais vítimas. A inclusão social é uma questão inquietante e questionadora, a escola, a sociedade não podem mais continuar fingindo que incluem. Na prática o processo de inclusão não é tão simples e fácil, por outro lado percebe-se com mais lentidão, mas que estão sendo oferecidas possibilidades de alternativas de inclusão nos diferentes segmentos da sociedade.

Nenhum comentário: