Seja Bem Vindo!!!

Obrigada por visitar este blog, espero que ele seja a você útil!

1 de maio de 2009

Análise PA _ atividade III

Fazer uma análise de um projeto de outras pessoas não é uma tarefa tão simples. Exige muita atenção e conhecimento sobre o que se esta fazendo.

Considerando esta metodologia de projetos de aprendizagem que visa provocar no aluno uma experiência de pesquisa conforme seus interesses, e que estes estejam envolvidos na construção de suas aprendizagens é algo desafiador, devido ser esse um tipo de trabalho não muito comum, usado conhecido pelas escolas e aplicado em sala de aula. Haverá num primeiro momento resistências por parte dos alunos e até certa dificuldade de elaboração, porém, o resultado deste tipo de trabalho é sólido, visto que pressupõem partir de questões de interesses do educando.

O envolvimento do aluno no processo se dará de forma individual e coletiva considerando ser um trabalho em grupo gerando a inclusão, a interdisciplinariedade, dependendo do foco de interesse, proporcionando desta forma ao aluno a construção do conhecimento pessoal através da interação, da ação, da pesquisa, da busca de respostas.

É importante que o professor desperte a motivação para que se sintam envolvidos na proposta de trabalho.

3 comentários:

Roberta disse...

Claudete!!

O trabalho do professor num PA realmente não é fácil, pois muitas vezes nem nós mesmos sabemos como motivar nossos alunos. O que diferencia esse trabalho á a volorização da escolha do aluno. Do que ele quer aprender e como pode aprender mais. E é nosso papel ajudar esses alunos nesse novo caminho de aprendizagens.

Abraços
Roberta

Eliana Ventorini disse...

Olá, Claudete!
Tudo bem?

Concordo contigo que precisamos de muita atenção e de muito conhecimento, mas conhecimento sobre a metodologia, que fique bem claro! Não precisamos dominar os assuntos/temas de pesquisa que as crianças escolhem. O que precisamos saber, isto sim, é como orientá-las e desafiá-las durante o processo de construção dos conhecimentos desejados! Essa é uma grande diferença, não achas?
Por isso o trabalho é “desafiador”, como bem observastes!

Será que os alunos resistirão a essa metodologia? Por que achas isso? Achas que as crianças costumam apresentar resistência diante de propostas pedagógicas que privilegiam seus interesses, que oportunizam a elas maior protagonismo? Quem costuma resistir ao desconhecido, ao diferente? As crianças apresentam esse traço?

Fiquei curiosa para conhecer mais teus argumentos sobre esse aspecto!
Te aguardo!

Beijo grande,
Profa Eliana

Claudete disse...

Olá querida profe. Eliana, tudo bem?
Bem primeiramente, quero dizer que esta modalidade de trabalhar projetos de aprendizagens, a forma de como foi apresentada a nós nesta interdisciplia é inovadora, eu mesma nunca havia trabalhado projetos nestes moldes, ou seja, trabalhavamos de forma tradicional de acordo com aprendizagens construídas até então. Concordo plenamente que é preciso nos apropriarmos da maneira de como trabalhar esta metodologia, me sinto engatinhando ainda. Creio que certamente depertará mais interesse no aluno trabalhar temas que apresente curiosidades, sejam significativos e atendam suas reais necessidades.No momento não tenho vinculo nenhum com escola, estou aposentada, porém a maior resistência esteja na falta de conhecimento do professor,da institução, implicando ainda na reorganição curricular.Contudo, para haver inovações faz-se necessário mudanças estruturais, de concepções entre outras.