Seja Bem Vindo!!!

Obrigada por visitar este blog, espero que ele seja a você útil!

29 de março de 2009

Reflexão sobre Projeto de Aprendizagem

Ao reiniciarmos as aulas neste semestre, na aula presencial do dia 18/03/09, em que as professoras Nadie e Eliana, nos proporcionaram um momento, no qual alguns grupos apresentaram seus Projetos, juntamente com as explanações das referidas professoras, compreendemos a diferença entre Projeto de Aprendizagem, e Pesquisa comumente solicitada na escola. Ficou evidente que esta é outra forma de construir o conhecimento, ou seja, no PA
o aluno constrói seu conhecimento com participação e envolvimento efetivos.
Ao propormos um Projeto de Aprendizagem, onde os alunos a partir de seus interesses, curiosidades, passam a construir seu conhecimento, possibilitando a pesquisa de campo, formulando hipóteses, sem certezas prontas, com certezas provisórias, dúvidas, questionamentos, entrevistas, fazendo uso de uma metodologia... sob a orientação do professor.
Esta forma de construir conhecimento, abre novos caminhos, onde o aluno passa a ser coadjuvante na construção do seu conhecimento, saindo do senso comum para construir o conhecimento cientifico.

Um comentário:

Roberta disse...

Claudete!!

Os PA's são exatamente isso que escreveste, uma forma do aluno se envolver mais no seu processo de aprendizagem, pesquisando o que tem vontade de aprender e percorrendo caminhos que ele próprio escolheu. Agora que as reflexões sobre os PA's já estão avançados temos que pensar em como utiliza-los em nossas salas de aula. Já pensaste nisso??

Seguimos conversando
Beijos
Roberta