Seja Bem Vindo!!!

Obrigada por visitar este blog, espero que ele seja a você útil!

15 de novembro de 2009

Linguagen

A criança desde seu nascimento procura imitar o adulto começa junto deste a emitir os primeiros sons, aprende a falar, andar, brincar e interagir com o que esta a sua volta, sendo assim o adulto influencia nas atitudes e ações tomadas pelas crianças e jovens no seu dia-a-dia, no espaço social, escolar e familiar.

Neste sentido sabemos que não podemos ignorar os diferentes meios de comunicação: TV, internet, materiais de leitura (jornais, revista, livros), filmes, vídeos, ilustrações, aspectos visuais e outros. O uso destas tecnologias permeiam o mundo contribuindo para o enriquecimento do olhar e da imaginação. A escola, por sua vez esta imersa neste contexto em maior ou menor grau de intensidade de acordo com sua realidade.

Diante disso, cabe ao professor estar atento a este cenário marcado pela diversidade cultural, permitir condições para que o aluno possa encarar as diferentes práticas sociais da leitura e da escrita e principalmente estar aberto as modificações para saber conduzi-las em sua prática cotidiana.

“Refletindo sobre as características da sociedade global, bem como sobre as implicações desse ‘novo’ modo de vida, podemos nos perguntar a respeito do trabalho com oralidade, leitura e escrita na escola em função dos novos discursos que se impõe como ‘desafios contemporâneos’”. (Della Zen; Trindade, 2002: 4)

Obs.: Reformulação da postagem feita em 24 de outubro de 2009, conforme os questionamentos da Tutora Rosângela.

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Claudete,

Em tua reformulação excluiste a citação da qual partiram meus questionamentos. Qual a razão dessa exclusão?

Beijos, Rô Leffa