Seja Bem Vindo!!!

Obrigada por visitar este blog, espero que ele seja a você útil!

31 de outubro de 2009

Projetos de Aprendizagem

A metodologia de trabalhar através do PA evidencia claramente que o ponto de partida é a pergunta de acordo com o interesse do aluno, do grupo. Dá abertura ao diálogo, a curiosidade, ao questionamento, levando a interações e o envolvimento não apenas dos alunos, professores, vai além, abrange a família, a escola, a comunidade, rompendo com a postura da escola tradicional e de proposta de trabalhos prontas. Esta postura tradicional esta associada à própria formação do professor, contudo, atualmente vemos a necessidade de superar esta situação pela coragem de mudar, e pelo trabalho coletivo.

Se referindo a postura tradicional onde o professor é pressionado a cumprir a lista de conteúdos, do programa, do que o aluno precisa para série seguinte, dos pais (por exemplo, nas séries iniciais é comum a reclamação dos pais se os filhos não aparecem em casa com lições em seus cadernos) preparar para o vestibular...Recaindo sobre a reprodução de conteúdos previstos e de metodologias resumidas a aula expositiva, onde predomina a fala do professor.

Neste contexto reprodutor não há efetiva interação e envolvimento do aluno da construção significativa de sua aprendizagem.

Então, na metodologia que trabalha com PA’s o professor realiza um trabalho voltado para os interesses de seus alunos, acredita em suas potencialidades, e estes por sua vez têm possibilidades de participar ativamente da construção e desenvolvimento, podem intervir em situações reais, ajuda tomar consciência do que esta acontecendo com ele, passando a produzir o conhecimento pela interação com a realidade a exercer sua iniciativa, criatividade, reflexão e tomar consciência do valor de suas decisões na construção de sua autonomia.

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Claudete,

Realmente os PAs se distanciam de uma postura tradicional, o que não significa a exclusão completa dos conteúdos. Não se trata disso, mas de alguns princípios que norteiam o trabalho pedagógico em sala de aula. Esses se diferenciam da prática tradicional em que o professor define os conteúdos e os trabalha como transmissão e não como construção.

Os princípios que norteiam a construção de um PA são: valorização da curiosidade do aluno, incentivo à pesquisa/descoberta, construção coletiva do conhecimento.

São esses princípios que fazem do PA um trabalho tão inovador!

Beijos, Rô Leffa