A criança desde seu nascimento procura imitar o adulto, começa junto deste emitir os primeiros sons, aprende a falar, andar, brincar e interagir com o que esta a sua volta.
Os adultos influenciam nas atitudes e ações tomadas pelas crianças e jovens no seu dia a dia, seja no espaço familiar, escolar e social.
Neste sentido sabemos que não podemos ignorar os diferentes meios de comunicação: TV, internet, materiais de leitura (jornais, revista, livros), filmes, vídeos, ilustrações, aspectos visuais e outros. O uso destas tecnologias criadas pelo próprio homem, pela imagem, palavras permeiam o mundo contribuindo para o enriquecimento do olhar e da imaginação.
A escola, por sua vez esta imersa neste contexto em maior ou menor grau de intensidade de acordo com sua realidade.
No texto “A leitura a escrita e a oralidade, como artefatos culturais” de Della Zen; Trindade, 2002 “...ainda gostaria de salientar a pertinência de discussões mais amplas a respeito dos discursos, planejamento, avaliação e seus desdobramentos no contexto escolar enquanto reguladores de nossas expectativas em torno da leitura, escrita e oralidade em sala de aula”.
Diante disso cabe ao professor estar atento a este cenário marcado pela diversidade cultural, permitir condições para que o aluno possa encarar as diferentes práticas sociais da leitura e da escrita.
Os adultos influenciam nas atitudes e ações tomadas pelas crianças e jovens no seu dia a dia, seja no espaço familiar, escolar e social.
Neste sentido sabemos que não podemos ignorar os diferentes meios de comunicação: TV, internet, materiais de leitura (jornais, revista, livros), filmes, vídeos, ilustrações, aspectos visuais e outros. O uso destas tecnologias criadas pelo próprio homem, pela imagem, palavras permeiam o mundo contribuindo para o enriquecimento do olhar e da imaginação.
A escola, por sua vez esta imersa neste contexto em maior ou menor grau de intensidade de acordo com sua realidade.
No texto “A leitura a escrita e a oralidade, como artefatos culturais” de Della Zen; Trindade, 2002 “...ainda gostaria de salientar a pertinência de discussões mais amplas a respeito dos discursos, planejamento, avaliação e seus desdobramentos no contexto escolar enquanto reguladores de nossas expectativas em torno da leitura, escrita e oralidade em sala de aula”.
Diante disso cabe ao professor estar atento a este cenário marcado pela diversidade cultural, permitir condições para que o aluno possa encarar as diferentes práticas sociais da leitura e da escrita.
2 comentários:
Oi Claudete,
Tua reflexão é bastante pertinente. Na escola, precisamos proporcionar ao aluno a vivência de diferentes práticas sociais de leitura e escrita, pois somente assim ele poderá desenvolver sua competência linguística de modo crítico e reflexivo.
Ao longo de tua reflexão, fizeste uma citação, mas ela não está articulada ao teu texto, ao teu ponto de vista. Por isso, te proponho alguns questionamentos que te permitirão avançar na compreensão e discussão do texto. 1) O que entendes por "reguladores de nossas expectativas em torno da leitura, escrita e oralidade"?
2)Como se dá essa regulação?
Aguardo tuas considerações para seguirmos dialogando.
Beijos, Rô Leffa
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