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31 de outubro de 2009

LINGUAGEM E EDUCAÇÃO

Ao refletir sobre os conceitos de alfabetização e letramento presentes no texto “Modelos de letramentos e as práticas de alfabetização na escola” Kleiman aprendi que a aprendizagem da leitura e da escrita dependem de dois aspectos distintos, porém indissociáveis e que precisam ser trabalhados conjuntamente: a alfabetização e o letramento.

“Situações em que a escrita constitui parte essencial para fazer sentido da situação, tanto em relação a interação entre os participantes, como em relação aos processos e estratégias interpretativas”, Kleiman.

Diante desta afirmativa não podemos desconsiderar as práticas sociais de leitura e escrita. Por exemplo, contar ou ler uma historinha para um criança para que durma faz parte do letramento, pois dá significado a escrita e pode favorecer o desenvolvimento da linguagem oral quando envolvemos a criança com questionamentos para interpretar a narrativa.

Muitas vezes pratiquei com meus familiares estas atividades sem ter conhecimento de que são formas de letramento, desta maneira integra em sua oralidade características da oralidade letrada. Portanto ela pode ser considerada letrada antes mesmo de ser alfabetizada quando ocorre a aquisição do sistema da escrita e da leitura.

Na escola ainda há muita preocupação com a alfabetização e não com o letramento, prática social, as vivências do aluno em seu contexto social em que tem contato com diferentes situações de leitura e de oralidade não são devidamente valorizadas. Há destaque do saber e expressar e da escrita formal distanciando a língua escrita e a língua oral eu gera conflitos, pois apresentam funções sociais diferentes e em um contexto que tem uma realidade histórica também diferenciada, o professor precisa diagnosticar os conhecimentos prévios que seus alunos possuem sobre o mundo letrado em que está inserido. Neste sentido a escola deve possibilitar a iniciação e formação de leitores e ouvintes, das múltiplas linguagens e de diversidade de gêneros textuais para ampliar seu mundo letrado.

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Claudete,

Tua postagem aborda com propriedade a diferença (e complementaridade) entre alfabetização e letramento.

Infelizmente, ainda há muitos educadores que não levam em consideração as experiências que o aluno já possui com relação à leitura e à escrita antes mesmo de entrar na escola. É preciso valorizar o saber do aluno, para, posteriormente, inseri-lo num universo letrado mais formal e elaborado.

Parabéns!
Beijos, Rô Leffa