Seja Bem Vindo!!!

Obrigada por visitar este blog, espero que ele seja a você útil!

31 de outubro de 2009

Libras

Através da interdisciplina de Libras estou tendo a possibilidade de conhecer sobre uma realidade – Cultura Surda. Por não fazer parte do meu cotidiano, tinha sim, curiosidades sobre o tema, porém não havia tido oportunidade de refletir e conhecer como a aconteceu na aula presencial com a professora Caroline Carmelato Sperb, onde destacou aspectos importantes sobre os estudos de Libras. Referindo-se “quem são os surdos”, que são pessoas que compreendem, interagem com o meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso de Libras. (Decreto 5.626/05)

Diante disso vimos que a linguagem de sinais é vista como uma língua plena, complexa capaz de expressar tanto quanto qualquer língua falada, sendo uma das principais características que define o pertencimento a uma comunidade surda.

Então, com base nas leituras, filmes e nos estudos esta interdisciplina percebo o quando o tema é interessante, precisa ser conhecido e compreendido, pois a comunicação ocorre através de expressões faciais, corporais, sinais, gestos.

Importante ainda destacar que o uso das tecnologias pode facilitar a comunicação entre os membros das comunidades surdas. Logo, as pessoas surdas podem fazer tudo, exceto ouvir, sendo apenas um desvio.

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Claudete,

Para que os surdos se integrem cada vez mais na escola e na sociedade como um todo é preciso que haja políticas públicas que incentivem a formação de professores no uso dessa língua, a fim de que os surdos possam se comunicar com as pessoas efetivamente.

Essa é, sem dúvida, mais uma conquista a ser alcançada.

Sugiro que releias o primeiro parágrafo de tua postagem. Há muitas ideias e elas estão misturadas. Dá uma olhadinha e reformule essa parte.

Beijos, Rô Leffa.