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21 de abril de 2008

Reflexão sobre a defesa da síntese

Durante o semestre do curso, vários foram os conhecimentos, as reflexões, angústias, dúvidas, aprofundamentos teóricos adquiridos através de leituras e releituras, trocas de informações entre colegas, tutores, professores, usando os recursos e acessos tecnológicos propostos e exigidos pela proposta do curso.
Conhecedora da necessidade de organizar tempo e dominar o uso das tecnologias, das quais não me sentia segura em dominá-las, precisei contar com a ajuda da minha filha Anna e as vezes de colegas, em vários momentos angustiei-me com medo de não dar conta. Poucos registros consegui fazer no meu portifólio. Havia uma grande preocupação e certo medo na realização deste desafio em função do tempo proposto e da timidez em se expor a banca sobre a apresentação, mas pude perceber que as dificuldades dos colegas não eram diferentes. Não tive tempo para me preparar, pois além da escola temos um comércio na praia, e naquelas semanas o movimento foi maior, precisei redobrar meus desdobramentos.
Aí é chegado o momento, fiz um esquema para apresentaçãom, não era tão simples ser avaliado e avaliar os outros. era necessário iniciar os trabalhos a decisão foi pela ordem alfebética. A colega que me antecedia faltou-lhe algo para apresentação, iniciamos por mim. Procurei fazer um apanhado geral sobre as interdisciplinas na minha formação, as inovações que as mesmas me possibilitaram, os desafios nos diferentes espaços de aprendizagem em nosso cotidiano.

Aula Presencial da Interdisciplina de Ciências

Durante a aula presencial - Reepresentação do Mundo pelas Ciências, e após realizar as atividades propostas, várias foram e continuam sendo minhas inquietações, tais como as concepções de ciências e reconstrução das nossas concepções.
Espero que esta interdisciplina ofereça possibilidades que venham contribuir para resignificar e qualificar especialmente a prática, pois o mundo em que as crianças vivem se constitui dum conjunto de fenômenos naturais, sociais, diante do que elas se mostram curiosas, investigáveis pela interação com o meio, faznedo perguntas e procurando respostas.
Muitos são os termos pelos quais as crianças se interessam: animais, meio ambiente, programas de TV, histórias, assuntos da atualidade entre outro. Isso necessita constante atualização do professor para poder atuar na cnstrução, diversificada, significativa do conhecimento das ciências.

Aula Presencial de Representação do Mundo pelos Estudos Sociais

Estudos Sociais é exercitar um olhar sobre o passado, o presente, projetando o futuro.
Observando os fatos no decorrer da história, suas rupturas, continuidades, transformações e permanências, oferencendo subsídios e parâmetros que ajudem o aluno a construir sua identidade como indivíduo, como cidadão mostrando que somos parte integrante do contexto em que vivemos, fazendo parte inserida num processo histórico, sobre o qual pode e deve interferir de várias formas, adquirindo consciência da diversidade, desenvolvendo o respeito, o compromisso, o interesse pelo bem comum.

Aula Presencial de Matemática

Neste primeiro encontro do semestre fomos orientados sobre as disciplinas, atividades, procedimentos no decorrer do semestre.
Quanto a disciplina Representação pelo Mundo da Matemática, o professor enfatizou a utilização de uma metodologia interativa e problematizadora. Possibilidades do uso de outras formas, alternativas para desenvolver o gosto pela matemática, reflexão sobre teoriaXprática. Assim resignificando o planejamento, para contribuir na formação de alunos autônomos, envolvendos num processo de educação permanente.

18 de abril de 2008

Linha do Tempo

Após a leitura do texto"Informática Educativa no Brasil: Uma história vivida, algumas lições aprendidas", de Maria Candida Moraes, possibilitou-me fazer uma reflexão e analisar melhor como ocorreu o processo da Evolução tecnológica no Brasil, suas implicações na educação.
Sabemos que hoje é quase impossível trabalhar sem incorporar o uso das disciplinas no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem.
Meu questionamento é quanto, passaram-se 10 anos, foi criado o PROINFO, programa que se encarregaria de implementar e distribuir os computadores, mas onde eles estão? Devem chegar as escolas do interior, onde o acesso a tudo é mais difícil? Como? Quando? A quem são destinados? De que forma chegam realmente as escolas?
Portanto ficamos engessados e na prática acaba não acontecendo o uso das tecnologias, para dar suporte no ensino e aprendizagem.