tag:blogger.com,1999:blog-4466234961980284054.post2598513952545243989..comments2022-03-24T16:42:52.635-07:00Comments on Portfólio de Aprendizagem: Reflexão 4° semanaClaudetehttp://www.blogger.com/profile/09565586702054018357noreply@blogger.comBlogger2125tag:blogger.com,1999:blog-4466234961980284054.post-57698922615231894872010-09-26T06:39:50.031-07:002010-09-26T06:39:50.031-07:00Olá Rosangela, refletindo a cerca dos seus questio...Olá Rosangela, refletindo a cerca dos seus questionamentos, em relação as mudanças na minha prática como docente, não estou mais atuando, devido a aposentadoria a dois anos. Meu objetivo principal é concluir o PEAD. Isto foi uma escolha para saber se deveria continuar atuando ou não no magistério, porém por motivos pessoais a decisão é não voltar a atuar mais como docente.<br />Em relação aos paradigmas, penso que seja necessário fazer uma releitura da História e as marcas desta relacionadas a Educação em cada momento, com base nos valores, conceitos,crenças no meio social e a que interesses esta vem atender.<br />Então tivemos esta possibilidade de refletir através de diversas interdisciplinas no decorrer do Curso como Escolarização Espaço e Tempo na Perspectiva Histórica, Psicologias, Filosofia, Escola Cultura e Sociedade, EJA, Escola Projeto Pedagógico e Currículo Didática Planejamento e Avaliação, Seminário Integrador, com ênfase no trabalho escolar não fragmentado, através das teorias dos pensadores encontrar respostas que nos ajudam a compreender como se apresenta a educação na contemporaneidade e perceber que a escola passa a assumir uma função muito mais complexa: instigar a educação de um sujeito integral, percebendo-o em todas as suas dimensões social, cognitiva, afetiva, física, emocional... e a administrar com mais propriedade conflitos que são vivenciados no cotidiano escolar. Acredito que o desafio seja repensar na escola, numa educação baseada em incertezas, verdades relativas, voltada para as múltiplas linguagens, seduzindo o aluno para querer aprender, dentro de um ambiente social mais atraente. <br />“Se a estrutura do meu pensamento é a única certa, irrepreensível, não posso escutar quem pensa e elabora seu discurso de outra maneira que não a minha. Se a pergunta do aluno atrapalha o meu raciocínio, se uma boa aula está associada ao silêncio dos meus alunos, é bom parar e pensar.” Freire, 1997, p.136Claudetehttps://www.blogger.com/profile/09565586702054018357noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4466234961980284054.post-78070634436260341982010-09-24T09:34:50.421-07:002010-09-24T09:34:50.421-07:00Oi Claudete,
Relembraste atividades importantes r...Oi Claudete,<br /><br />Relembraste atividades importantes realizadas no início do curso que, como destacasses, proporcionaram muitas aprendizagens e, principalmente, muitas mudanças, seja na organização da vida diária, seja na atuação como professora. Isso evidencia a imensa capacidade do ser humano de se adaptar a diferentes situações. <br /><br />No final da tua postagem, destacas que houve ruptura de velhos paradigmas. A que te referes exatamente? Que mudanças, na prática docente, foram mais visíveis, mais imediatas?<br /><br />Seguimos dialogando!<br />Beijos, Rô Leffa.Rosângelahttps://www.blogger.com/profile/01702672584583970702noreply@blogger.com