Seja Bem Vindo!!!

Obrigada por visitar este blog, espero que ele seja a você útil!

24 de novembro de 2007

Contação de História.

Foi muito interessante as apresentações de contação de história das colegas. Muita criatividade, muito empenho, tudo de bom.
Eu me senti muito nervosa, pelo fato que teríamos que representar no palco. É difícil, principalmente se não estamos acostumados a este tipo de atividade.
Quando conto histórias aos alunos é diferente, mais simples, pois contar histórias é um ato teatral. Acredito que devemos incentivar nossos alunos a também contar histórias aos colegas, se trabalharmos com jogos teatrais deixaremos as crianças mais a vontade para dramatizar e improvisar. Elas crescerão muito mais, pois se pra nós foi um desafio prazeroso, certamente elas irão adorar!

17 de novembro de 2007

Porque você ouve tanta Porcaria?

Lendo o texto Porque você ouve tanta Porcaria? Fiquei impressionada da forma como é feita a manipulação das mentes das pessoas através da repetição das músicas tocadas na mídia, até a pessoa pensar que gosta daquela música, que é na verdade uma grande porcaria. Essas músicas têm o objetivo principal de enriquecer cada vez mais a indústria fonográfica que tem o poder de fazer surgir ídolos da noite para o dia, como também da mesma forma faz desaparecer, pois todos os meses são lançados novas músicas do mesmo estilo no mercado. A situação ainda piora com as concessões de rádios nas mãos de pessoas com interesses políticos, tornando-as principais lixeiras musicais. As \"músicas\" de sucesso fazem parte de uma estratégia bem montada e organizada com muito dinheiro pelo mercado fonográfico, pois nesse caso a propaganda da mídia vende tudo conforme o seu interesse levando as pessoas a comprarem muita porcaria.

15 de novembro de 2007

ARTES VISUAIS

Na atividade de releitura da Obra de Velásquez "As Meninas", senti uma enorme dificuldade em interpretar e fazer a releitura desta obra, pois sabia pouco, a respeito de "ARTES". Mas com as leituras das Temáticas, que falam sobre o ensino das artes visuais, as atividades e as reflexões que fiz, me despertaram um olhar diferente que me fez estabelecer a relação entre a arte e a história. Esta percepção da importância em conhecer um pouco mais sobre obras de arte, veio contribuir para o enriquecimento de minhas práticas em sala de aula e também na aprendizagem dos alunos.

7 de novembro de 2007

O Prazer de ensinar música.

A música está presente em quase todos os momentos da vida do ser humano, despertando emoções e sentimentos.
Observo que as crianças aprendem músicas com facilidade, pois ela se encontra em toda parte e por muitas razões as canções ficam em suas mentes e se tornam parte deles e se colocam facilmente à exploração em sala de aula. Importante salientar o compromisso que os professores têm ao apresentar uma música aos alunos. Dar ênfase a música de qualidade como proposto na disciplina de música. Realizar atividades que reflitam sobre a letra conhecendo a vida de seu compositor, toda essa estratégia contribui para o desenvolvimento da inteligência, memória, raciocínio, criatividade, melhora a comunicação e atenção. Pois as atividades realizadas através da música podem transformar o ato de aprender em uma atitude prazerosa no cotidiano do professor e do aluno.